Notícias

Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Logística e Transporte

Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Logística e Transporte

25/09/2020

O Sebrae tem publicado um boletim que traz os principais impactos da COVID-19 nos pequenos negócios, principalmente em 14 segmentos identificados como os mais vulneráveis à crise. Nesta matéria, apresentamos as informações da pesquisa que se referem ao setor de LOGÍSTICA E TRANSPORTE, que contou com respostas de 201 empresários:

 

Impacto Já Observado no Brasil

Segundo os dados do Sebrae, o faturamento do setor está 58% abaixo do pré-crise. Transporte Escolar ainda bastante impactado, iniciando sua retomada de atividade com a volta gradativa das aulas escolares em alguns municípios e estados e de forma escalonada.

 

Cenário e Tendências

  • GERAL: o setor de varejo lidera os índices de recuperação, seguido pela indústria e serviços respectivamente. No setor agropecuário, pode-se dizer que não houve retomada, pois foi o único a apresentar expansão durante a pandemia.
  • DELIVERY: Tendência de crescimento do modelo de negócio de "cozinha invisível", com impacto positivo na demanda pelo delivery.
  • CARGA: Recuperação gradual em função da retomada da maioria das atividades. O e-commerce também tem puxado o aumento do transporte de produtos e mercadorias. Com a greve dos Correios, ocorreu uma maior visibilidade de outras plataformas que realizam simulações gratuitas no frete de mercadorias, como Melhor Envio, Jadlog, Azul Cargo e Latam Cargo, o que pode estimular uma melhoria duradoura do segmento de Logística e Transporte.
  • ESCOLAR: Cenário instável devido à constante alteração das datas de reinício das aulas e de forma escalonada dos estudantes, o que gera oscilação de demanda, sendo ainda mais importante o planejamento das rotas.

 

Dicas e Boas Práticas

  • Diante do crescimento do e-commerce durante a pandemia, é muito importante que os empresários se preparem para garantir a sua segurança e a de seus clientes no desempenho de suas atividades, seguindo as orientações para a retomada e contribuindo com o controle da disseminação da doença. Esse momento será uma grande oportunidade para aqueles que conseguirem prestar um serviço seguro e de qualidade, gerando a confiança do consumidor.
  • Uma outra tendência é o uso de tecnologias embarcadas no frete de produtos, seja para reduzir custos ou para otimizar os percursos e viagens.
  • Também têm surgido oportunidades de fretes e transporte de produtos para autônomos e transportadoras por meio de marketplaces.
  • A maioria dos empresários tem dificuldade de acessar o crédito, com muito desconhecimento dos processos e dos procedimentos existentes, sendo importante conhecer dicas de planejamento financeiro, fluxo de caixa, linhas de crédito e condições de acesso disponíveis.
  • Com a retomada do transporte escolar, uma dica importante é verificar as instruções do Protocolo de Retomada da atividade desenvolvido pelo Sebrae e parceiros. Informe-se a respeito no site do Sebrae: www.sebrae.com.br.

 

Fonte: Sebrae e NTC&L

Adaptado por: PLUS Contábil

Photo by Nigel Tadyanehondo on Unsplash