Regularizar sua empresa pode ser mais simples do que você imagina!

VASTA EXPERIÊNCIA

VASTA EXPERIÊNCIA

Ajudamos centenas de empresários em suas jornadas empreendedoras desde 1996.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Trabalhamos para que seu negócio pague o mínimo possível de impostos dentro da lei.

AMPLO LEQUE DE SOLUÇÕES

AMPLO LEQUE DE SOLUÇÕES

Para MEIs, micro, pequenas e médias empresas.

KNOWHOW

KNOWHOW

Atendemos a empresas de diferentes segmentos, com foco especial em escolas e empresas da área médica.

CONHECIMENTO É OURO

CONHECIMENTO É OURO

Website e redes sociais atualizados com informações importantes para empresários. Newsletter periódica com dicas de gestão.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO E CONSULTIVO

ATENDIMENTO PERSONALIZADO E CONSULTIVO

Seja sempre atendido com agilidade e qualidade em suas dúvidas e necessidades.

Diferentes pacotes de serviços. Contrate o ideal para sua empresa!

Vantagens de regularizar seu negócio

Num país com legislação tão complexa como o nosso e tão elevada carga tributária, muitas empresas acabam ficando em débito com o Fisco. No entanto, o que muita gente não sabe é que regularizar o negócio pode ser mais simples do que pensam e proporcionar inúmeras vantagens, como o acesso a linhas especiais de crédito e a possibilidade de participar em licitações públicas.

O empresário ainda pode se valer da oportunidade para começar a rever seu enquadramento tributário. Caso seja aconselhável uma migração para outro regime, que pode ser feita na virada de cada ano, a economia no pagamento de impostos pode até ajudar a cobrir as parcelas da dívida com o Governo.

Isso acontece porque o regime tributário que hoje é ideal para a realidade da uma empresa pode deixar de ser vantajoso após algum tempo. Uma empresa com baixo faturamento e enquadrada no Simples Nacional hoje, por exemplo, pode precisar migrar de modalidade na medida em que seu desempenho financeiro melhorar e seu quadro de funcionários aumentar.

Por isso, o empresário, independentemente do porte, não pode deixar (nunca) de se atentar e recorrer ao Planejamento Tributário. Escolher corretamente o método de tributação é fundamental, pois a incidência de impostos afeta a composição de custos e despesas, impactando diretamente os resultados.

Abaixo, você confere suas opções de regimes tributários e as principais diferenças entre eles:

Simples Nacional Lucro Presumido Lucro Real
Faturamento da Empresa Até 4,8 milhões Até 78 milhões Acima de 78 milhões
Cálculo de Impostos Os impostos são recolhidos com base em tabelas progressivas. Os tributos são calculados sobre o faturamento bruto, com base em uma margem de lucro presumida. Os tributos apurados com base no lucro líquido.
Vantagens Considerável redução no recolhimento mensal da Guia da Previdência Social, pois o optante também fica isento do pagamento das contribuições para o chamado Sistema S e o Salário Educação que, juntas, abocanham o equivalente a 5,8% da folha de pagamento. Vantajoso para as empresas com lucratividade superior à alíquota estabelecida pela legislação (32% para o setor de serviços e de 8% para a indústria e comércio) Com o LUCRO REAL, evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que não existiu efetivamente. Além disso, dá direito ao crédito do PIS e Cofins embutido no preço de matérias-primas e alguns outros insumos, como energia e aluguel pago a pessoas jurídicas.
Desvantagens Quanto maior o valor do faturamento acumulado, maiores as alíquotas. Há casos em que a alíquota pode chegar até a 11,61% no comércio e 17,42% nos serviços. Independentemente de a empresa apurar lucro ou prejuízo, a tributação é sempre a mesma. Necessidade de maior controle contábil e cuidado por parte do empresário e de seus colaboradores, bem como da empresa de contabilidade, pois há mais obrigações e declarações a serem entregues ao Fisco.

Existem pistas que apontam para o melhor regime de tributação, mas é preciso entender que não são regras absolutas, pois o Planejamento Tributário depende de análises mais profundas da lei e contas na ponta do lápis. Em linhas gerais, cada método costuma ser indicado nas seguintes situações:

SIMPLES NACIONAL

  • Faturamento baixo ou médio.
  • Serviços em geral (baixa complexidade).
  • Empresas com despesas elevadas com Folha de Pagamento.

LUCRO PRESUMIDO

  • Serviços de profissão regulamentada.
  • Margens de lucro médias e altas.
  • Despesas operacionais baixas.

LUCRO REAL

  • Margem de lucro baixa.
  • Faturamento alto.


Quer saber mais sobre os métodos de tributação e Planejamento Tributário? Baixe nosso e-book gratuito: