Notícias

Já Fez Seu Planejamento Estratégico para 2020?

Já Fez Seu Planejamento Estratégico para 2020?

06/12/2019

O planejamento estratégico é fundamental para a sustentabilidade e a longevidade de uma empresa, mas conseguir executá-lo é um dos principais problemas das organizações.

Primeiramente, o empresário precisa entender claramente o que é o planejamento estratégico. Trata-se de um documento que irá nortear toda a empresa no seu dia a dia, um tipo de diagnóstico que ajuda a ter uma visão clara de onde sua empresa está, quais são seus principais objetivos, os possíveis caminhos e as ações a serem executadas para chegar lá.

O planejamento pode incluir a missão, a visão e os valores da empresa, sua cultura e identidade organizacional, metas e objetivos no curto, médio e longo prazos, análise da concorrência e muitas outras informações consideradas relevantes para sua construção.

O plano pode ser anual, de três a cinco anos, ou até mesmo mensal, dependendo da realidade de cada negócio. Ele deve ser revisitado periodicamente e não deve ser estático, nem inflexível. Ele pode e deve ser alterado e atualizado conforme as mudanças de necessidades, cenários e metas da empresa.

Com ele, é possível tomar decisões de forma mais fácil e assertiva, seja no direcionamento das atividades dos colaboradores ou na execução de ações para alavancar o negócio. Também possibilita antecipar riscos e, com o devido acompanhamento, medir os resultados da organização. Assim, é possível entender se as ações estão desempenhando conforme o esperado e fazer correções durante a jornada.

Após o planejamento, é chegada a hora de executar, mas é justamente aqui que boa parte das empresas se perde. Um estudo da 5a Company, realizado em 2015, levantou que, apesar de 96% dos gestores entrevistados afirmarem que o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de um negócio, 61% das empresas não seguem o plano.

Confira algumas dicas para evitar que o planejamento fique esquecido na gaveta:

 

Envolva as pessoas certas

A execução do planejamento estratégico é responsabilidade de toda a empresa, mas não significa que todos devem ajudar a delineá-lo. Representantes de todos os setores, direta ou indiretamente impactados, devem ser envolvidos no processo. Conhecer bem as competências e habilidades dos colaboradores ajuda muito no momento de delegar as tarefas.

 

Evite gargalos na comunicação

Uma comunicação transparente e sem ruídos é essencial para uma execução eficaz e alinhada. Podem ser feitos eventos internos para informar aos colaboradores de todos os níveis sobre os planos futuros. Essa é uma ótima prática para conscientizar cada um do seu papel no projeto, bem como clarear os resultados almejados, e uma ótima maneira de engajar os colaboradores. Ao trabalhar com propósito, cooperando em prol de objetivos em comum, todos ficam mais propensos a se envolver.

 

Tenha os objetivos do plano em mente ao criar sua rotina de trabalho

Diariamente, somos desafiados a apagar incêndios e realizar atividades não programadas, o que pode acabar comprometendo a execução de tarefas diretamente ligadas ao planejamento estratégico. Por isso, não deixe que os resultados almejados pela sua empresa caiam no esquecimento. A dedicação diária a pequenas atividades do plano dá a ele mais chances de sucesso.

 

Revisite periodicamente o planejamento

Reúna-se com os responsáveis para discutir o progresso das ações. É importante acompanhar os indicadores, verificar o atingimento das metas e definir ações de melhoria dos resultados. Tenha sempre em mente que não é necessário seguir o plano à risca, devendo o processo ser flexível e passível de sofrer alterações, pois só devem ser realizadas as etapas que ainda fizerem sentido, levando-se em conta os resultados desejados.

Executar o planejamento estratégico exige disciplina e dedicação, mas está longe de ser uma missão impossível. A etapa de planejar é insubstituível, mas lembre-se de que os resultados só virão se os planos se concretizarem.

 

Fonte: barrossolucoes.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil

Photo by Diggity Marketing on Unsplash