Notícias

Elevando seu RH em 2024: Tendências e Estratégias

Elevando seu RH em 2024: Tendências e Estratégias

17/11/2023

O ano de 2024 está repleto de oportunidades para transformar a gestão de recursos humanos em sua empresa. Descubra as principais tendências e estratégias que impulsionarão o sucesso do seu negócio.

 

1. People Analytics: Decisões Orientadas por Dados

A tendência de People Analytics, que usa dados de colaboradores para moldar decisões estratégicas, já é uma realidade para 70% das empresas, segundo a Harvard Business Review. No entanto, apesar de sua importância, um relatório da Great Place To Work revelou que essa prática ainda é um desafio significativo para muitas organizações. Os benefícios, por sua vez, são inegáveis: redução de custos, retenção de talentos e contratações mais alinhadas.

Vale a pena pesquisar e adotar uma ferramenta de People Analytics.

 

2. Evolução nos Processos Seletivos: Experiência do Candidato e Tecnologia em Foco

A mudança nos processos seletivos, que agora têm grandes chances de ser até 100% virtuais em muitas empresas, reflete uma realidade já estabelecida. Desde o início de 2020, as entrevistas virtuais se tornaram a norma devido ao contexto pandêmico, e esse cenário tende a permanecer.

A ênfase na experiência do candidato não é apenas uma tendência, mas uma estratégia comprovada. De acordo com a Workable Resources, pessoas que vivenciam uma boa experiência durante o recrutamento tornam-se promotoras automáticas da marca. Com 78% dos candidatos sendo influenciados pela experiência geral durante o processo de recrutamento, as estatísticas respaldam a necessidade de investir em processos seletivos aprimorados.

 

3. Desenvolvimento de Lideranças: Prioridade para o Sucesso

A pesquisa da Great Place to Work (GPTW) destaca que o desenvolvimento e a capacitação de lideranças são prioridades para quase 51% das empresas. Essa estatística revela um reconhecimento generalizado da importância de líderes bem-preparados para o sucesso organizacional. Considerando que 70% dos colaboradores atribuem sua saída de uma empresa à má gestão, investir no desenvolvimento de líderes não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente.

 

4. Lifelong Learning: Aprendizado Contínuo para Resultados Expressivos

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida, está ganhando destaque, com 73% dos americanos já se considerando adeptos dessa prática, de acordo com o Pew Research Center. Entre eles, 87% adotaram essa abordagem para manter ou melhorar suas habilidades de trabalho. Traduzindo essas estatísticas para o contexto empresarial, fica claro que promover um ambiente de aprendizado contínuo não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade para acompanhar as demandas do mercado em constante evolução.

 

5. Ferramentas de Learning: Facilitando o Crescimento

A aquisição de ferramentas de aprendizagem está se tornando fundamental, especialmente porque 30% dos entrevistados em uma pesquisa destacam que a Inteligência Artificial (IA) já faz parte do cotidiano da empresa. Essas ferramentas facilitam o aprendizado contínuo, com a capacidade de definir temas, assuntos e metodologias. A análise dessas ferramentas revela que 65% das empresas que as adotaram experimentaram melhorias significativas no desenvolvimento de suas equipes, reforçando a eficácia dessa estratégia.

 

6. Uso de Inteligência Artificial em Processos de RH

A adoção da Inteligência Artificial nos processos de RH é uma tendência em crescimento. A pesquisa "The Current and Future State of AI in HR" revela que 75% dos profissionais de RH em diferentes países consideram a IA a tecnologia mais decisiva para os próximos anos. Para 30% desses profissionais, a IA já é parte integrante do dia a dia empresarial. Essas estatísticas destacam não apenas uma tendência, mas uma transformação fundamental na forma como as empresas gerenciam seus recursos humanos.

 

7. Ferramentas de Reconhecimento: Incentivo ao Elogio e Inovação

A importância do reconhecimento no ambiente de trabalho é respaldada por estatísticas reveladoras. Um levantamento da McKinsey mostra que 67% das pessoas consideram elogios e reconhecimento como o maior motivador não financeiro para melhorar o desempenho profissional. Introduzir ferramentas que incentivem o reconhecimento entre colegas não é apenas uma tendência, mas uma estratégia com impacto mensurável. Com 80% dos colaboradores afirmando que se sentem mais motivados quando seu trabalho é reconhecido publicamente, as estatísticas sustentam a importância dessa prática para impulsionar a motivação e a inovação.

 

Essas tendências não são apenas previsões vagas; são oportunidades tangíveis respaldadas por estatísticas convincentes. Ao adotar essas estratégias, sua empresa pode se posicionar para um ano de crescimento, inovação e resultados expressivos.

Exemplos de ferramentas que você pode adotar: Feedz (https://www.feedz.com.br/), Pulses (https://www.pulses.com.br/) e Factorial (https://factorialhr.com.br/). Pesquise também por “ferramentas de RH” no Google!

 

Fonte: https://www.qulture.rocks/blog/tendencias-de-rh-para-ano

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagens por pikisuperstar e kues1 na Freepik