Notícias

Jornada de Trabalho de 4 Dias por Semana: Você Adotaria?

Jornada de Trabalho de 4 Dias por Semana: Você Adotaria?

27/10/2023

A busca por modelos de trabalho mais flexíveis tem se tornado uma prioridade para profissionais em todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela WeWork e pela Page Outsourcing, 80% dos brasileiros expressam o desejo de adotar uma semana de trabalho com apenas quatro dias, e aproximadamente 76% acreditam que seriam mais produtivos sob esse modelo. No entanto, a transição para uma jornada de trabalho mais curta não está isenta de desafios e preocupações.

Quem defende a ideia aponta vantagens, como mais foco e consequente aumento da produtividade; melhoria na qualidade de vida dos profissionais, que se sentiriam mais felizes, menos estressados e mais motivados; atração e retenção de talentos, uma vez que a flexibilidade no trabalho é cada vez mais valorizada pelos profissionais; e, como não poderia deixar de ser, sustentabilidade – afinal, uma semana de trabalho mais curta pode reduzir a pegada de carbono das empresas, pois reduz a necessidade de transporte e o consumo de recursos.

No entanto, nem tudo são flores nesse desejo de muitos da sociedade. Isso porque existem inúmeros desafios de implementação. O primeiro é a necessidade de planejamento, adaptação de processos e mudança de cultura nas empresas. Na própria pesquisa citada, cerca de um em cada cinco entrevistados acredita que o país não está preparado para essa mudança. Uma outra preocupação diz respeito à distribuição das horas de trabalho ao longo da semana, de modo a garantir que as equipes continuem operando eficientemente.

O interesse por uma semana de trabalho mais curta ganhou destaque após a pandemia de Covid-19, com países como o Reino Unido, Portugal e Estados Unidos realizando experimentos para avaliar seus efeitos. No Brasil, um teste conduzido pela organização 4 Day Week teve início em agosto de 2023 e será implementado efetivamente entre o final de 2023 e o início de 2024.

É importante para os empresários reconhecer que a flexibilidade no trabalho se tornou um valor fundamental para os profissionais, e muitos estão dispostos a adotar modelos mais curtos e híbridos. Para as empresas, isso pode representar uma oportunidade de atrair talentos e melhorar a satisfação dos funcionários, mas também exige uma abordagem cuidadosa na implementação para superar os desafios apresentados.

De qualquer forma, a adaptação a modelos de trabalho mais flexíveis é uma tendência que veio para ficar. Por isso, as empresas que conseguirem equilibrar essa flexibilidade com suas necessidades operacionais sairão na frente na atração e retenção de talentos.

 

Fonte: Contábeis.com

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagens por Aozora e Nuthawut na Adobe Stock