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Dicas para Contratação de Funcionários

Dicas para Contratação de Funcionários

15/09/2023

Aumentar a produtividade, bem como a qualidade de seus processos, produtos e serviços, está no topo dos objetivos das empresas ao contratar funcionários.

Ter novos profissionais no negócio também serve para impulsionar o desenvolvimento da equipe e permite construir um ambiente aberto a diferentes perspectivas na resolução de problemas, estimulando a criatividade e promovendo a inovação.

Existem, no entanto, desafios envolvidos na contratação de funcionários, presentes em diferentes etapas do processo seletivo, tais como:

  • Triagem de candidatos, que consiste na filtragem de candidaturas para que apenas os profissionais mais qualificados avancem no processo seletivo.
  • Avaliação de competências, que nem sempre podem ser facilmente comprovadas durante uma entrevista.
  • Adequação à cultura corporativa, ou seja, um alinhamento do candidato aos valores da empresa e aos princípios que orientam a conduta no ambiente de trabalho.
  • Inclusão, de modo a ter um quadro de funcionários composto por talentos diversos.
  • Fornecimento de feedback aos candidatos, especialmente quando há um alto volume de candidaturas.

Mesmo com desafios, a contratação de novos colaboradores pode ser feita sem transtornos através de um processo bem planejado, que possibilite a contratação com assertividade. Confira, a seguir, seis dicas práticas para o recrutamento.

1. Escopo detalhado da vaga

Prepare um descritivo da vaga disponível incluindo todas as demandas que farão parte do dia a dia do profissional. É interessante fazer uma pesquisa de mercado para verificar se as atribuições estão compatíveis com a mesma vaga em outras empresas. Esse instrumento já serve de filtro inicial, atraindo candidatos qualificados.

2. Alinhamento de expectativas

Além das atribuições do cargo, ou seja, as atividades que serão desempenhadas no dia a dia, é importante detalhar os requisitos para preencher a vaga (ex.: formação, idiomas, nível de experiência, etc.) e as responsabilidades (as exigências inerentes à posição). Tudo isso ajuda na triagem e evita surpresas na hora da entrevista. Uma breve apresentação da empresa também é bem-vinda na divulgação da vaga para alinhamento de cultura.

3. Processo seletivo

Durante o processo seletivo, invista em entrevistas, para observar o comportamento e a comunicação do candidato, e prepare um teste prático, para compreender seu domínio das habilidades técnicas.

4. Benefícios

Uma ótima estratégia para reter talentos é oferecer um pacote de benefícios aos funcionários. Assim, divulgar os benefícios, tais como vale-alimentação e plano de saúde, pode tornar a vaga ainda mais atrativa para os candidatos.

5. Referências

As referências profissionais ajudam a atestar a veracidade das informações apresentadas pelo candidato. Permitem compreender melhor suas habilidades e dificuldades, além do seu comportamento no ambiente de trabalho. Se possível, contate mais de uma referência.

6. Recolocação ou recontratação

Indivíduos em busca de recolocação no mercado de trabalho tendem a ser bastante motivados e comprometidos. Ex-colaboradores, por sua vez, conhecem os processos da empresa e precisarão de menos tempo de adaptação. No segundo caso, avalie os motivos que levaram o profissional a deixar o emprego anteriormente.

 

Esperamos que essas dicas ajudem no seu processo de contratação e no fortalecimento da sua equipe!

 

Fonte: Omie

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