Notícias

Contabilidade: Dicas para quem aplica na bolsa

Contabilidade: Dicas para quem aplica na bolsa

17/08/2023

Para facilitar o imposto de renda de quem tem ações na bolsa de valores, é importante ter um controle das operações realizadas durante o ano, bem como dos impostos pagos mensalmente. Veja algumas dicas que podem te ajudar:

Anotações

Mantenha um registro das suas compras e vendas de ações, separando as operações comuns das operações day trade (quando a compra e venda ocorrem no mesmo dia). Você pode usar uma planilha ou um aplicativo para isso.

Extratos

Guarde os extratos de Imposto de Renda emitidos pela sua corretora, que mostram os valores das operações, os custos, os lucros e os prejuízos. Esses documentos são essenciais para preencher a declaração.

Cálculos mensais

Calcule o imposto devido sobre os seus lucros mensalmente, usando as alíquotas de 15% para operações comuns e 20% para operações day trade. Lembre-se que há isenção de imposto para vendas de até R$ 20 mil por mês em operações comuns.

DARFs

Emita e pague o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) até o último dia útil do mês seguinte ao da operação. Você pode emitir o DARF pelo portal e-CAC da Receita Federal ou por um aplicativo como o SicalcWeb.

Compensação de prejuízos

Compense eventuais prejuízos nas operações com ações com os lucros futuros, reduzindo a base de cálculo do imposto. Você pode usar os prejuízos para abater os lucros no mesmo tipo de operação (comum ou day trade) por tempo indeterminado, desde que informe na declaração.

Declaração anual

Informe na declaração anual todos os seus rendimentos com ações, mesmo os isentos, bem como o saldo das suas aplicações na bolsa. Você deve usar as fichas Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, Renda Variável e Bens e Direitos.

Seguindo esses passos, você pode evitar problemas com a Receita Federal, como multas e juros, e ainda aproveitar melhor as oportunidades do mercado de ações. Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, a PLUS Contábil está aqui para te ajudar!

 

Imagens por HNKzna na Adobe Stock e jcomp na Freepik