Notícias

Vantagens e desvantagens do Pronampe

Vantagens e desvantagens do Pronampe

04/08/2023

Para quem não sabe, Pronampe é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e oferece empréstimos com condições especiais, como juros baixos e prazo longo para pagamento, com garantia do Governo.

Muitos empresários gostariam de se beneficiar do empréstimo, mas aconselhamos que, antes de entrar para o Programa, avaliem bem as vantagens e desvantagens, que listamos a seguir.

Vantagens

  • Juros baixos: O acesso a crédito com taxas de juros reduzidas é uma das principais vantagens. O Pronampe permite que micro e pequenas empresas obtenham empréstimos com uma taxa de juros mais baixa do que normalmente disponível no mercado financeiro. Isso pode ser extremamente confortável para empresas que precisam.
  • Prazo longo: A carência para o início do pagamento e o prazo maior para quitação do empréstimo. O Pronampe oferece um período de carência, ou seja, um tempo em que a empresa não precisa realizar nenhum pagamento da dívida. Além disso, o prazo para pagamento é longo.
  • Garantia do Governo: Além disso, o Pronampe não exige a apresentação de garantias reais para a sua concessão. Isso significa que as empresas podem ter acesso ao crédito mesmo que não possuam bens para oferecer como garantia. Essa flexibilidade pode ser um diferencial para empresas sem ativos.
  • Finalidade ampla: O dinheiro do Pronampe pode ser usado para investimentos, como compra de equipamentos ou reformas, e para despesas operacionais, como pagamento de salários, contas ou estoque. A única restrição é que o dinheiro não pode ser usado para distribuir lucros entre os sócios.

Desvantagens

  • Limite baixo: O valor máximo do empréstimo do Pronampe é de 30% da receita bruta anual da empresa. Para empresas novas, com menos de um ano de funcionamento, o limite é de metade do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal. Isso significa que o empresário pode não conseguir o valor que precisa para manter ou expandir o seu negócio.
  • Burocracia e demora: Para solicitar o empréstimo do Pronampe, o empresário precisa seguir um passo a passo que envolve obter um código na Receita Federal, escolher uma instituição financeira credenciada, enviar a documentação necessária e aguardar a análise de crédito. Esse processo pode levar tempo e exigir paciência por parte do empresário.

É importante destacar que o Pronampe é uma medida emergencial, criada especificamente para atender às micro e pequenas empresas. Portanto, é fundamental avaliar se o financiamento é realmente necessário para a continuidade do negócio e se a empresa terá condições de honrar o pagamento do subsídio no futuro. Cabe a cada empresário avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens da aquisição para sua empresa.

 

Imagem por Dragana Gordic na Adobe Stock