Desenvolvimento Empresarial

Como atingir e manter uma boa lucratividade

Como atingir e manter uma boa lucratividade

07/07/2023

Todo empresário enfrenta cotidianamente o desafio de atingir e manter uma boa lucratividade. Num cenário competitivo e em constante evolução, o sucesso financeiro depende cada vez mais da capacidade de adaptação às mudanças e demandas do mercado. Os consumidores estão mais exigentes, em busca de soluções personalizadas, sustentáveis e inovadoras. Isso exige que o empreendedor seja capaz de sair de sua zona de conforto e desenvolver novos produtos ou serviços, otimizar processos internos ou adotar novas tecnologias.

Além de investir em atendimento, conveniência e personalização para garantir uma boa experiência do cliente, que deve estar no centro de todas as interações, é preciso ter em mente que o investimento em gestão financeira nunca cai de moda e deve ser uma prioridade. Infelizmente, hoje, há muitos empresários voltando sua atenção a tendências importantes, mas passageiras, e se esquecendo do arroz com feijão da gestão: o controle financeiro.

Um planejamento financeiro adequado, com metas financeiras claras, fontes de receita identificadas e orçamentos realistas, é imprescindível para alcançar a lucratividade. Números confiáveis permitem antecipar desafios, tomar melhores decisões e implementar ações corretivas.

Um gestor cuidadoso se atenta aos indicadores-chave de desempenho (KPIs) do negócio, como margem de lucro, retorno sobre investimento (ROI), fluxo de caixa e índices de rentabilidade. O controle de custos e despesas, a otimização de recursos e a negociação com fornecedores são práticas positivas que revelam oportunidades para melhorar a eficiência operacional e aumentar a margem de lucro.

Direcionar bem os investimentos também deve integrar a rotina do gestor, que deve focar em áreas que apresentem maior potencial de retorno financeiro, impulsionando a lucratividade no longo prazo.

Não menos importante é fazer um planejamento tributário para reduzir a carga de impostos pagos pela empresa e contribuir para sua lucratividade. Vale fazer simulações de cenários considerando os métodos de tributação viáveis, identificar incentivos, utilizar benefícios disponíveis e gerir as obrigações tributárias no dia a dia.

Vale lembrar que a lucratividade depende também de outros fatores, como o investimento na equipe, em sustentabilidade e responsabilidade social.

Para melhorar sua gestão financeira e otimizar sua carga tributária, conte com a ajuda de seu contador, que pode constituir um verdadeiro parceiro quando o assunto é a lucratividade do seu negócio. Fale conosco!

 

Fonte: Jornal Contábil

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagem por Looker_Studio na Adobe Stock