Desenvolvimento Empresarial

Sua empresa adota práticas de diversidade?

Sua empresa adota práticas de diversidade?

23/06/2023

Neste mês de junho, em que comemoramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, queremos questionar os empresários quanto às práticas que têm adotado para promover a diversidade no ambiente de trabalho.

Se sua empresa ainda não começou a dar atenção ao assunto, pode não apenas, com o passar do tempo, sofrer perdas em imagem junto ao público consumidor, bem como de oportunidades valiosas de crescimento.

A publicação Melhores Práticas de Diversidade e Inclusão nas Empresas, feita pelo Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), aponta que investidores no mundo todo têm exigido melhores práticas e condições de trabalho mais igualitárias nas organizações. O motivo? A diversidade torna as empresas mais fortes, inovadoras e competitivas.

De cordo com o Boston Consulting Group (BCG), empresas com equipes diversificadas garantem receita 19% maior, principalmente devido à inovação.

Já deu para entender a importância da gestão da diversidade, não é mesmo? Mas o que isso significa exatamente? Cada indivíduo possui um conjunto de diferenças e semelhanças, como origem, religião, gênero, raça, e orientação sexual. Entretanto, alguns desses marcadores sociais ditam acessos, tratamentos e oportunidades que cada pessoa receberá ao longo da vida. Para contribuir com a transformação cultural e socioeconômica, diversas empresas têm adotado ações para mitigar desigualdades e promover espaços mais inclusivos.

Segundo um estudo realizado pela Blend Edu, em 77% das organizações, o principal objetivo do programa de diversidade é engajar as pessoas colaboradoras na criação de uma cultura inclusiva. Para alcançar esse objetivo, as empresas têm investido em programas de treinamento, ações de comunicação, eventos para o público interno, criação de canais de denúncias e ouvidoria, realização de censo, entre outras práticas.

A pesquisa também identificou que os recortes sociais mais trabalhados nos programas de diversidade do Brasil são: gênero (95%), raça (89%), LBGTQIA+ (86%) e pessoas com deficiência (82%).

Como sua empresa pode colocar a diversidade em prática? Mais importante do que “falar” sobre diversidade é “praticá-la”. Para trabalhar o tema de forma consistente, estruturada e transversal, é aconselhável que a empresa reflita e implemente ações que passem por esses objetivos:

  • Liderança Inclusiva
  • Cultura Inclusiva
  • Representatividade
  • Educação e Empoderamento
  • Comunicação Inclusiva
  • Infraestrutura e Processos
  • Negócios Inclusivos
  • Estrutura Interna

Após implementar um projeto de diversidade, é fundamental medir seus resultados e avaliar seu impacto no dia a dia da empresa. Isso pode ser feito através de metodologias qualitativas e quantitativas. Um bom instrumento é a realização de um censo, que revelará a composição e a diversidade do time, trazendo também a percepção das pessoas colaboradoras.

Através da escuta dos grupos minorizados é que será possível construir uma estratégia de diversidade mais efetiva, que trará resultados tangíveis e intangíveis para qualquer organização.

 

Fonte: Endeavor

Adaptado por: PLUS Contábil