Especialidades PLUS Contábil

Contabilidade para Médicos e Profissionais de Saúde: Vale a pena abrir CNPJ?

Contabilidade para Médicos e Profissionais de Saúde: Vale a pena abrir CNPJ?

26/05/2023

Cada vez mais profissionais na área da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, têm optado por abrir uma empresa. Isso se deve aos inúmeros benefícios de ter um CNPJ:

  • Menos impostos: O profissional de saúde com CNPJ costuma pagar bem menos impostos do que quem atua no mercado como pessoa física.
  • Emissão de notas fiscais: Emitir notas fiscais para seus clientes é um importante diferencial, que pode ser útil não apenas no relacionamento com pacientes individuais, mas também com empresas.
  • Mais oportunidades: Há uma forte tendência de hospitais e clínicas que preferem contratar profissionais como Pessoa Jurídica ao invés da tradicional CLT.

Os impostos pagos por médicos e profissionais da área da saúde varia bastante.

Quem trabalha como pessoa física precisa contribuir mensalmente para o Imposto de Renda (IRPF), com alíquota de até 27,50% sobre os rendimentos. Também precisa pagar ISS (Imposto Sobre Serviços) de até 5% e contribuir para o INSS. No fim das contas, a carga tributária pode chegar a 50% dos rendimentos.

Já os profissionais que trabalham como pessoa jurídica têm a possibilidade de optar por regimes tributários. Os mais utilizados são o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

No Simples Nacional, é possível iniciar em apenas 6% de alíquota sobre o faturamento mensal caso as despesas com pró-labore e folha de pagamento sejam iguais ou superiores a 28% do seu faturamento – trata-se da regra do fator R. Quem possui essas despesas em percentual inferior a 28%, pode se enquadrar em alíquotas a partir de 15,50%.

No Lucro Presumido, por sua vez, a tributação fica entre 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.

O melhor caminho para o profissional de saúde que deseja abrir uma empresa é contratar uma contabilidade especializada.

Na PLUS Contábil, temos vasta experiência em contabilidade para médicos e outros profissionais e auxiliamos consultórios, clínicas e hospitais, a reduzir seus custos e melhorar seus resultados. Fale conosco!

 

Equipe PLUS Contábil

Imagens por jcomp e macrovector na Freepik