Imposto de Renda

IRPF 2023: Vendi meu carro com lucro. Preciso pagar imposto?

IRPF 2023: Vendi meu carro com lucro. Preciso pagar imposto?

12/05/2023

Nos últimos anos, especialmente em virtude da pandemia, os veículos usados sofreram valorização. Isso fez com que muitas pessoas conseguissem vender seus carros com lucro em 2022.

A dúvida que fica é: quem teve ganhos em 2022 com a venda de um veículo usado precisa pagar imposto de renda? Em princípio sim, pois se trata de um ganho de capital, que exige recolhimento do imposto em até um mês a partir da venda. Quem perdeu esse prazo, precisará pagar multas e juros ao leão.

Calma aí, nem tudo está perdido! Primeiro, verifique o valor de venda do automóvel, pois veículos vendidos até R$ 35 mil estão isentos de tributação. No entanto, lembre-se de informar o lucro na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Para casos em que o valor foi maior que R$ 35 mil, o lucro precisa ser apurado pelo programa Ganhos de Capital (Gcap): um programa não incluso na plataforma do IRPF. Confira, a seguir, um passo a passo para ficar em dia com a obrigação de declarar a venda de carro:

  1. Faça o download do Gcap no site da Receita Federal. Importante: é preciso usar o Gcap do ano de venda do automóvel (para carro vendido em 2022, use o Gcap 2022).
  2. No Gcap, procure a ficha "Direitos/Bens móveis", na qual você deve preencher todos os campos, como dados pessoais do comprador, valor de compra e de venda. O imposto será apresentado ali mesmo.
  3. Em seguida, o contribuinte deve gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento do imposto.
  4. Ainda no Gcap, será gerado um arquivo que deverá ser importado para o programa do IRPF, que adicionará os dados de ganho de capital e imposto apurado sobre o veículo vendido ao campo de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva e Definitiva.
  5. Para isso, no programa do IRPF, vá ao menu "Importações" e, depois, "Ganhos de Capital". Você insere, do seu computador, o arquivo gerado no Gcap.

Lembre-se de que, se você não cumpriu o prazo de um mês para pagamento do imposto, precisará atualizar o Darf gerado pelo Gcap através do Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc) (https://sicalc.receita.economia.gov.br/sicalc/principal) para que seja atualizado com multas, juros e novo vencimento.

Para dissipar as dúvidas e evitar dores de cabeça, ou regularizar sua situação, conte com a ajuda de um profissional para fazer sua Declaração do Imposto de Renda 2023. A PLUS Contábil tem experiência no assunto desde 1996. Seja sua declaração simples ou complexa, esteja em dia ou em atraso, tenha investimentos no Brasil ou no exterior, conte com nossos serviços!

Fale com Isabelle: 11 99909-7034 | onboarding@pluscontabil.com.br

 

Fonte: G1

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagens por Nataliia e small smiles na Adobe Stock