Imposto de Renda

E se eu não declarar Imposto de Renda ou tiver pendência com a Receita Federal?

E se eu não declarar Imposto de Renda ou tiver pendência com a Receita Federal?

28/04/2023

Quando o assunto é Imposto de Renda, as pessoas se comportam de modos muito variados: há quem adie a declaração, quem não consiga organizar os documentos e aqueles que, mesmo obrigados, nunca declararam e / ou estão em falta com a Receita Federal.

Se você se enquadra no último grupo, saiba que é possível acertar as contas com o leão.

Quem deveria, por exemplo, ter declarado rendimentos, pode apresentar uma declaração em atraso, sendo possível entregar ou retificar até cinco declarações de Imposto de Renda anteriores ao ano vigente. Isso significa que, em 2023, é possível acrescentar informações de 2022, 2021, 2020, 2019 e 2018. Quanto antes você acertar sua situação, melhor.

Saiba, no entanto, que, mesmo que você tenha restituição a receber, está sujeito à multa pelos atrasos e não entrega, devendo pagar o que deve com correção pela taxa básica de juros, a Selic, e multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. A multa não será menor que R$ 165,74 e nem maior que 20% do imposto devido. 

Ademais, quem não apresentar a declaração de Imposto de Renda (IR) ficará com o CPF pendente de regularização, com dificuldade para obter empréstimos e financiamentos e impedido de emitir passaporte ou participar de concursos públicos.

Muitas pessoas que não trabalham com carteira assinada e que recebem em dinheiro vivo acabam não fazendo a declaração do IR por dúvidas. Saiba que os rendimentos do trabalho autônomo são tributáveis, com imposto de renda que varia de 0 a 27,5% sobre os rendimentos recebidos, devendo, portanto, ser declarados.

Para dissipar as dúvidas, evitar dores de cabeça e regularizar sua situação, conte com a ajuda de um profissional para fazer sua Declaração do Imposto de Renda 2023. A PLUS Contábil tem experiência no assunto desde 1996. Seja sua declaração simples ou complexa, esteja em dia ou em atraso, tenha investimentos no Brasil ou no exterior, conte com nossos serviços!

Fale com Isabelle: 11 99909-7034 | onboarding@pluscontabil.com.br

 

Fonte: Inteligência Financeira

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagem por wayhomestudio na Freepik