Imposto de Renda

Imposto de Renda: Evite erros comuns para não cair na malha fina!

Imposto de Renda: Evite erros comuns para não cair na malha fina!

24/04/2023

“Malha fina” é definitivamente um termo que assusta muita gente. No entanto, cair na malha fina significa simplesmente que sua declaração do imposto de renda ficou retida na malha fiscal, necessitando de revisão, correção e/ou prestação de esclarecimentos junto à Receita Federal.

Os motivos para que esse inconveniente ocorra são inúmeros, então o contribuinte precisa ficar muito atento para evitar erros comuns na hora de preencher a declaração. Esperamos que as dicas abaixo sejam úteis!

 

Não omita rendimentos de dependentes

O contribuinte que se esquece de inserir os rendimentos de seu dependente pode acabar caindo na malha fina. Lembre-se também de que uma pessoa não pode ser declarada como dependente em mais de uma declaração.

 

Comprove as informações com atenção e não omita receitas

Tenha cuidado ao comprovar seus próprios rendimentos, verificando com atenção as informações financeiras para que não haja divergências em relação aos dados informados pelas empresas e entidades que também prestam contas ao Fisco.

 

Não se esqueça do carnê-leão

Lembre-se de importar as informações do carnê-leão para a declaração. Basta abrir o programa do IR, clicar em “Importações” e selecionar a opção “Carnê-leão 2023”. Em seguida, permita o acesso do programa à conta Gov.br ou digite o código de acesso.

 

Confira as informações da declaração pré-preenchida

Os dados da declaração pré-preenchida provêm do que é informado na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro. Cabe ao contribuinte confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário.

 

Reúna todos os documentos

A falta de documentos na hora de preencher a declaração pode gerar divergências em relação ao que foi declarado pela Dirf. 

 

Não confunda PGBL e VGBL

O PGBL permite deduzir até 12% do Imposto de Renda e deve ser declarado em “Pagamentos Efetuados”. Já o VGBL, que não é dedutível do IR, precisa ser informado na ficha “Bens e Direitos”.

 

Atenção à declaração de pensão alimentícia

Uma das mudanças apresentadas pela Receita no Imposto de Renda 2023 foi a atualização dos rendimentos de pensão alimentícia, que foram para a “Ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis”.

 

Além das dicas acima, sempre revise todos os dados com calma, evite deixar para entregar a declaração na última hora, tenha cuidado para não errar os números e redobre a atenção quanto à continuidade das informações passadas no ano anterior.

 

Como saber se eu caí na malha fina?

Para saber se sua declaração está retida na malha fiscal, basta acessar o portal do e-CAC, fazer seu login e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”, onde você poderá verificar se sua declaração está na malha fina, bem como o motivo pelo qual ela foi retida. e-CAC:https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

 

Para minimizar a chance de cair na malha fina e evitar dores de cabeça, conte com a ajuda de um profissional para fazer sua Declaração do Imposto de Renda 2023. A PLUS Contábil tem experiência no assunto desde 1996. Seja sua declaração simples ou complexa, inclusive com investimentos no exterior, conte com nossos serviços!

Fale com Isabelle: 11 99909-7034 | onboarding@pluscontabil.com.br

 

Fonte: Inteligência Financeira, Exame e G1

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagem por drobotdean na Freepik