Imposto de Renda

Investimentos Isentos de Imposto de Renda

Investimentos Isentos de Imposto de Renda

07/04/2023

A Declaração do Imposto de Renda gera muitas dúvidas. Uma delas diz respeito aos investimentos. Você sabia que há produtos financeiros que não envolvem cobrança de IR? Isso significa que não incide alíquota de Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos, reduzindo os custos para o investidor.

Em renda fixa, as alíquotas são altas e variam de acordo com o tempo da aplicação, como mostra a tabela abaixo:

 

Prazo de Aplicação

Alíquota IR

Até 180 dias

22,5%

De 181 a 360 dias

20%

De 361 a 720 dias

17,5%

Acima de 721 dias

15%

 

É por isso que os investimentos isentos de IR podem ser mais atrativos, especialmente no curto prazo. No entanto, nem sempre os ganhos serão maiores com a isenção e o investidor precisa por tudo na ponta do lápis. Para se ter uma ideia, alguns investimentos isentos, como a poupança, estão entre as aplicações com menores rentabilidades do mercado. Para citar um exemplo, o Tesouro Selic, que cobra IR, rende mais do que a poupança.

Confira agora uma lista de alguns investimentos isentos de Imposto de Renda:

  • Poupança: caracterizada por baixo custo, baixo investimento inicial e elevada liquidez. É muito segura, pois é coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). No entanto, apresenta uma das mais baixas rentabilidades do mercado e remunera apenas uma vez ao mês, no aniversário do depósito.
  • LCI/LCA: com rendimentos similares ao do Certificado de Depósito Bancário (CDB), estão entre os mais populares investimentos isentos. Oferecem rentabilidade prefixada, pós-fixada, com taxa de remuneração vinculada ao valor do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), ou híbrida. São títulos de renda fixa muito seguros, protegidos pelo FGC, mas sem liquidez diária.
  • CRI/CRA: o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos de dívida de renda fixa que não contam com a cobertura do FGC, ou seja, apresentam mais risco. São caracterizados por baixa liquidez, prazos normalmente maiores para resgate e aportes iniciais mais elevados. A vantagem é a melhor remuneração.
  • Debêntures de infraestrutura: apesar de serem títulos em renda fixa, as debêntures podem pagar melhores taxas quando comparadas com alternativas comuns do mercado. São arriscadas, pois não contam com cobertura do FGC.
  • Ações: no caso de dividendos, que são lucros líquidos compartilhados pelas companhias com seus acionistas, são isentas de IR. Existem, no entanto, várias regras referentes a ações e é altamente aconselhável consultar um especialista para analisar todos os aspectos tributários. Vale lembrar que são um investimento de alto risco, mas, inversamente, podem gerar altos ganhos.
  • Fundos imobiliários: para que os proventos sejam isentos de IR, o fundo deve ser negociado em bolsa de valores e ter mais de 50 cotistas. Além disso, o interessado não pode ter em seu nome mais de 10% do patrimônio do fundo. O ganho pela venda das cotas, no entanto, leva ao pagamento de IR, com alíquota de 20% sobre o lucro e sem faixa de isenção.

Antes de recorrer aos investimentos isentos de IR, lembre-se de se questionar se essa economia é suficiente para torná-los as melhores alternativas do mercado. Compare a rentabilidade, os prazos e todos os custos envolvidos.

Quando o assunto é Imposto de Renda, tenha em mente que não é porque um investimento é isento de IR que você fica liberado de incluí-lo em sua declaração anual de Imposto de Renda. Mesmo que não haja cobranças, é necessário apresentar os rendimentos para a Receita Federal. Ademais, a partir de 2023, está obrigado a declarar quem tenha vendido mais de R$ 40 mil em investimentos, quem tenha obtido um ganho acima do limite de isenção de R$ 20 mil ou tenha pago algum DARF referente a investimentos. Na dúvida, consulte um especialista.

Para minimizar a chance de cair na malha fina e evitar dores de cabeça, conte com a ajuda de um profissional para fazer sua Declaração do Imposto de Renda 2023. A PLUS Contábil tem experiência no assunto desde 1996. Seja sua declaração simples ou complexa, inclusive com investimentos no exterior, conte com nossos serviços!

Fale com Isabelle: 11 99909-7034 | onboarding@pluscontabil.com.br

 

Fonte: BTG Pactual

Adaptado por: PLUS Contábil