Notícias

A Arte de Elogiar a Equipe de Trabalho

A Arte de Elogiar a Equipe de Trabalho

03/03/2023

Muitos líderes sentem dificuldade para motivar sua equipe e promover a autonomia. Se você é um deles, saiba que existem práticas simples que podem fazer toda a diferença para o ambiente de trabalho e os resultados do negócio. Uma delas é a arte de elogiar.
Richard Boyatzis, da Case Western Reserve University, realizou uma pesquisa de neuroimagem que comprovou que nosso cérebro responde mais positivamente a elogios do que a críticas. Isso não elimina a necessidade dos feedbacks construtivos, que visam corrigir, mas reforça o importante papel dos retornos positivos.

Confira, a seguir, algumas dicas para implementar a simples prática de elogiar.

 

1. Implemente uma cultura de feedback

Segundo dados da McKinsey, empresa global de consultoria, os elogios da gestão são o melhor motivador de performance no longo prazo. É importante saber que feedbacks construtivos precisam ser dados em particular, enquanto elogios devem ser públicos. Essa prática contribui para elevar a autoestima do colaborador e estimular outras pessoas a seguirem o exemplo. Por isso, incluir o feedback positivo na rotina da empresa é fundamental.

Tenha um bom timing e dê o reconhecimento logo em seguida à “boa ação” para que tudo ainda esteja “fresco” na cabeça da equipe. Também se lembre de contextualizar a “boa ação” e falar sobre seus efeitos, seja em resultados, seja em estímulo para outras pessoas. Além disso, um bom elogio é autêntico, genuíno com as palavras e imbuído com a intenção verdadeira de contribuir para a carreira profissional do colaborador.

 

2. Ofereça autonomia às pessoas

A mesma pesquisa da McKinsey mostra que a oportunidade para liderar projetos é o terceiro maior motivador no longo prazo. Um estudo da Page Talent ressaltou que 58% das pessoas nas empresas, principalmente no Brasil, têm mais facilidade de desenvolver suas demandas quando agem de forma mais independente.

Para oferecer mais autonomia, é importante evitar o microgerenciamento nas atividades, que limita a criatividade e traz prejuízos ao clima organizacional, estimular a inovação e capacitar a equipe, dentre outras práticas.

Uma equipe autônoma se sente mais realizada, tem mais responsabilidade, atinge melhores resultados e desenvolve novas habilidades.

 

3. Incentive o crescimento das pessoas

Reiteramos aqui que o elogio precisa ser bem fundamentado para que os benefícios aconteçam no longo prazo. Sempre incentive o desenvolvimento de novas habilidades e acompanhe os desafios do seu time para que eles possam ser superados de maneira mais efetiva. Também não abandone a prática de trocar percepções individualmente com colaboradores.

 

4. Valorize novas ideias

Sempre que aparecerem novas ideias, valorize-as, pois isso gera segurança psicológica entre as pessoas. Em times em que os feedbacks positivos são trocados de forma mais natural, há a possibilidade de incentivar tomadas de riscos com novas ideias, promovendo a inovação na empresa e reduzindo o receio que os colaboradores possam ter de serem julgados.

 

5. Faça do ambiente de trabalho um local inspirador

É importante que o local de trabalho seja inspirador para todas as pessoas. Comemore as vitórias, tenham as elas trazido um grande impacto ou não, por meio de eventos, happy hour ou almoços, por exemplo. Assim, a equipe como um todo participa desses momentos de reconhecimento profissional.

 

6. Conte com a tecnologia como aliada

Hoje, há soluções tecnológicas que contribuem para incentivar a prática de elogios, criando oportunidades para as pessoas curtirem e comentarem esses elogios, em um formato bem parecido com o das redes sociais. Com ferramentas adequadas, é possível reforçar continuamente os valores da organização e dar a oportunidade de as pessoas compartilharem seus elogios em redes sociais profissionais de fato, como o LinkedIn. Busque no Google e surpreenda-se com a quantidade de soluções para RH.

 

Enfim, o reconhecimento é um importante motivador para equipes de trabalho, reduzindo a rotatividade de colaboradores e promovendo um melhor desempenho e resultados.

 

Fonte: Qulture Rocks

Adaptado por: PLUS Contábil

Imagem por georgerudy na Adobe Stock