Notícias

Você Já Ouviu Falar em Modelagem de Processos de Negócio?

Você Já Ouviu Falar em Modelagem de Processos de Negócio?

04/12/2020

A Modelagem de Processos de Negócio, ou Business Process Modeling, é a representação gráfica dos processos de negócio de uma organização. Ter um diagrama dos processos nos oferece uma visão lógica das atividades, mostrando, de forma simples e intuitiva, como o trabalho é (ou deve ser) feito em uma empresa. A partir de um bom diagrama, é possível analisar o negócio, identificando gargalos, retrabalhos, redundâncias e custos, e otimizar os processos com ganhos em performance.

A modelagem de processos pode resultar em um diagrama (mais simples, com as atividades-chave), mapa (mais detalhado, com atores e meios de comunicação) ou modelo (com regras e condições), conforme o grau de detalhamento necessário ao objetivo da modelagem. Confira 5 benefícios da Modelagem de Processos:

  1. Promove uma visão compartilhada do processo: Ter um diagrama de processo alinha o entendimento entre todos os colaboradores, deixando todos na mesma página. Basta consultar a representação gráfica para que todos saibam como o trabalho deve ser feito. Dessa forma, o conhecimento é compartilhado.
  2. Melhora a comunicação entre as pessoas: Muitas vezes em uma organização, há problemas de comunicação porque as pessoas dão nomes diferentes às coisas ou fazem atividades diferentes com o mesmo propósito. A modelagem de processos ajuda a melhorar essas lacunas na comunicação, funcionando como um guia para os colaboradores.
  3. Evita atrasos e desperdícios no processo: A diagramação do processo atual possibilita enxergar gargalos e outros problemas que antes eram difíceis de notar. Assim, é possível tomar as medidas necessárias para corrigir esses problemas e, posteriormente, documentar o processo transformado.
  4. Auxilia no treinamento e desenvolvimento de colaboradores: Se você tiver um modelo de processos, ele é o guia ideal para que um novo colaborador tenha uma visão geral do trabalho. Assim, a pessoa consegue esclarecer suas dúvidas só de olhar um documento visual e prático, reservando o tempo do instrutor para questões mais complexas.
  5. Facilita a automação de processos: Dependendo da notação utilizada, a diagramação resultante da modelagem de processos pode ser convertida em uma linguagem compreensível por ferramentas de automação de processos. Um ERP que reflita os processos do seu negócio confere muito mais produtividade e assertividade no dia a dia.

Para ter e seguir processos estruturados em sua empresa, recomendamos a adoção de um sistema de gestão, como o da nossa parceira OMIE: trata-se de um sistema de gestão online muito acessível para diferentes portes de empresas. Fale conosco e indicaremos a melhor solução para seu negócio.

 

Fonte: Euax.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil