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Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Beleza

Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Beleza

06/08/2020

O Sebrae tem publicado um boletim que traz os principais impactos da COVID-19 nos pequenos negócios, principalmente em 14 segmentos identificados como os mais vulneráveis à crise. Na quinta edição, coletou dados de 6.500 empresários em todo o Brasil entre 25 e 30 de junho.

O estudo aponta que o pior da crise econômica parece ter ficado para trás. Na média, os pequenos negócios estão operando com um faturamento 40% menor do que no período pré-crise.

Nesta matéria, apresentamos as informações da pesquisa do Sebrae que se referem ao setor de BELEZA, que contou com respostas de 588 empresários:

 

Operação e Funcionamento

Desde início de abril, vem aumentando o número de empresas que estão reabrindo as portas. Enquanto que, na pesquisa de abril, só 23% das empresas do segmento estavam operando, quase quatro meses depois, 68% já estavam de portas reabertas. Esse dado parece ressaltar que, pelo menos na esfera econômica, o pior da crise parece já ter ficado para trás.

 

Impacto nas Vendas

No segmento de beleza, 88% dos empresários registraram queda no faturamento mensal. Apesar de apenas 4% dos entrevistados declararem que seu faturamento mensal aumentou no período, no geral, o segmento apresentou uma leve melhora em comparação ao início de junho. Tem havido uma retomada gradual das vendas, ainda em patamares significantemente inferiores ao pré-crise (-55%) e também abaixo do total dos segmentos (-51%). Essa melhoria é provavelmente explicada pelo auxílio emergencial; a reabertura de negócios em diversos municípios; e a adaptação de empresas e consumidores a esse “novo normal”. Essa dinâmica parece mostrar que a recuperação será, pelo menos no curto prazo, mais como uma rampa do que como um gráfico em “U” ou “V” e que ela deve se dar de maneira distinta entre os setores.

 

Inserção no Digital

Ainda sobre adaptação do negócio e vendas, a crise acabou causando uma transformação digital acelerada dos pequenos negócios. Nesse sentido, 56% dos empresários de beleza estão vendendo produtos ou serviços de maneira digital. Dentre as ferramentas, o WhatsApp é o aplicativo mais usado (89%), seguido pelo Instagram (69%), Facebook (53%) e site próprio (17%).

 

Protocolos de Retomada

Para uma retomada responsável, segura e consistente, a implementação de protocolos de segurança por parte das empresas é essencial. Nesse sentido, apenas 12% dos empresários do ramo não conhecem os protocolos estabelecidos pelo poder público; outros 8% têm dificuldade em implementar.

 

Crédito

Com relação à situação financeira das empresas do segmento de beleza, 43% estavam com dívidas ou empréstimos em atraso. Do total do setor, 38% das empresas procuraram empréstimo, mas apenas 17% dessas efetivamente conseguiram crédito. No total, apenas 6% de todas as empresas do setor conseguiram empréstimo até o momento.

 

Dicas e Boas Práticas

  • O empresário pode intensificar o uso dos canais digitais: TikTok, Instagram, WhatsApp, Facebook e outras plataformas e aplicativos de venda.
  • Mantenha aquecido o contato com os clientes enviando: dicas de beleza; ofertas de produtos; curadoria de influencers interessantes para seguir.
  • Promova a venda delivery de cosméticos homecare, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes.

 

Fontes: ebit|Nielsen, GS1, Cielo e Sebrae.

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