Notícias

Empreendedorismo em 2020 - Parte 03: 6 Tendências do empreendedorismo em 2020

Empreendedorismo em 2020 - Parte 03: 6 Tendências do empreendedorismo em 2020

27/12/2019

1. Empreendedorismo jovem

No Brasil, a ideia de empreender chega cada vez mais cedo; 1 em cada 3 empresários (32%) já pensava em abrir seu negócio antes de completar 18 anos, de acordo com uma pesquisa inédita do Sebrae, realizada em janeiro de 2019. O estudo também mostra que os jovens estão se preparando melhor, pois um terço buscou alguma capacitação em negócios antes de colocar seus planos em prática. A realização pessoal apareceu como principal motivação para a abertura do primeiro negócio, mostrando que a juventude está em busca de um propósito no empreendedorismo em 2020.

2. Explosão dos MEIs

O número de MEIs (Microempreendedores Individuais) formalizados no Brasil saltou de 6,5 milhões em novembro de 2016 para 9,2 milhões em novembro de 2019, segundo as estatísticas do Portal do Empreendedor, fato explicado, em parte, pelo aumento do desemprego. Por outro lado, milhões de profissionais que viviam na informalidade conseguiram adquirir seu CNPJ e crescer com o programa, enquanto vários outros escolhem o MEI como porta de entrada para o empreendedorismo. De acordo com a pesquisa Perfil do MEI, realizada pelo Sebrae, 48% dos MEIs já fecham negócios com empresas e 71% afirmam que a formalização ajudou a vender mais. Outra tendência interessante é que o número de pessoas que recorrem ao MEI para sair da informalidade está diminuindo, enquanto mais profissionais estão migrando do mercado de trabalho formal para se tornarem microempreendedores, motivados pela busca da independência. Em 2019, 51% dos MEIs deixaram um emprego com carteira assinada para empreender — o que revela novas oportunidades nesse enquadramento.

3. Efeitos da MP da Liberdade Econômica

A MP da Liberdade Econômica foi uma conquista importante, pois diminuirá consideravelmente a temida burocracia no ambiente de negócios. Entre as medidas, estão a dispensa de registro de ponto para empresas com até 20 funcionários, separação do patrimônio dos sócios da pessoa jurídica e dispensa do alvará de funcionamento para atividades de baixo risco. De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a medida provisória deve gerar, no prazo de dez anos, 3,7 milhões de empregos e 7% de crescimento da economia, conforme publicado na Agência Brasil em 2019. A ideia é fomentar o empreendedorismo em 2020 e simplificar as obrigações dos empresários, aumentando ainda mais a confiança para o próximo ano.

4. Marco regulatório das startups

Outra novidade que deve impactar positivamente o empreendedorismo em 2020 é o marco regulatório para startups, que deve ser apresentado em breve pelo governo. De acordo com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o objetivo da proposta é facilitar a formalização das startups como sociedades anônimas (S/A), criando um ambiente de proteção para investidores e cotistas. O projeto deve permitir que as chamadas stock options sejam mais seguras. É uma ótima notícia para quem aguardava um ambiente mais propício aos investimentos para tirar sua ideia inovadora do papel.

5. Fôlego para as MPMEs

O empreendedorismo em 2020 também pode contar com o fôlego das micro, pequenas e médias empresas para decolar. Segundo o estudo Sondagem Conjuntural, realizado em novembro de 2019 pelo Sebrae, os pequenos empreendedores estão extremamente otimistas; 59% acreditam na melhora do cenário econômico e 58% pretendem investir nos negócios nos próximos 12 meses. Além disso, 62% acreditam que terão um aumento no faturamento e 93% confiam na capacidade do governo atual para melhorar as condições das empresas. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, as MPMEs têm sido as alavancadoras da economia no Brasil. Ele afirma que as pequenas empresas criaram mais de 670 mil vagas em 2019 e foram responsáveis por 90% dos postos de trabalho com carteira assinada. Em relação aos principais setores da economia, o otimismo é semelhante em todos, pois 60% do comércio, 58% da indústria e 56% dos serviços têm ótimas expectativas para 2020.

6. Decolagem das startups

Por fim, as startups merecem destaque no cenário do empreendedorismo em 2020, pois prometem impulsionar a inovação no país. De acordo com o levantamento Startup Base da Abstartups, o Brasil já conta com 12.729 startups e 77 comunidades em 387 cidades (novembro de 2019). Além disso, os investimentos em startups brasileiras cresceram 51% em 2019, somando R$ 5,1 bilhões em venture capital, segundo dados da Associação Latino-americana de Private Equity e Venture Capital publicados na Época Negócios. Com a dificuldade de acesso ao crédito, os investidores são o “sonho de consumo” dos empreendedores e a tendência é que venham mais bilhões do exterior para apostar na criatividade brasileira.