Notícias

Advocacia Preventiva: O que é e qual a sua importância?

Advocacia Preventiva: O que é e qual a sua importância?

20/04/2017

Embora muito pouco divulgada e conhecida, a advocacia preventiva é um trabalho muito importante que visa a redução de demandas judiciais, a orientação prévia do cliente e a minimização dos prejuízos por meio de atuação pró-ativa das questões jurídicas. 

Seu objetivo é prever riscos, prover orientação e assessoria, fazer uma análise pormenorizada de contratos, de negociações e da relação empresa-funcionário. Ela traz segurança e economia, identificando previamente os riscos nas relações comerciais e interpessoais e buscando seu equilíbrio. 

A contratação de uma assessoria jurídica fortalece as pessoas jurídicas, que passam a ser sempre orientadas por um profissional capacitado em todas as medidas que tomar. Fortalece, ainda, as negociações entre pessoas físicas, uma vez que reduz transtornos e viabiliza a solução mais rápida e menos custosa de litígios. 

As vantagens da advocacia preventiva são inúmeras e valem o investimento, pois reduz riscos, despesas e desgastes desnecessários, traz embasamento para a tomada de decisões e fortalece o empresário, que conta com respaldo jurídico constante para suas ações. 

CONFIRA ALGUNS DOS SERVIÇOS QUE A ADVOCACIA PREVENTIVA INCLUI:

  • Consultas, orientações prévias e elaboração de pareceres, visando reduzir riscos e demandas processuais e extrajudiciais, visando a solução de conflitos antes de sua judicialização.
  • Intermediação de negociações, que passam a ser feitas de forma mais consciente e fundamentada na lei, jurisprudência e com análise dos documentos pertinentes. 
  • Análise de contratos, com fundamentação legal, orientação específica e prevenção de riscos com garantia de segurança da negociação entabulada entre as partes.

Autor: Siqueira Pinto, Razel & Advogados Associados (www.spr-advogados.adv.br)