Notícias

Cursos Online para te Auxiliar na Gestão Financeira

Cursos Online para te Auxiliar na Gestão Financeira

15/07/2016

Se a gestão financeira é o principal órgão da sua empresa, o que fazer para mantê-la saudável? Confira o passo a passo e alguns cursos online gratuitos que podem te auxiliar nessa jornada.

Os desafios da gestão financeira costumam causar dores agudas em empreendedores no geral, não importando a etapa do negócio em que estiverem. Afinal, estamos falando do coração de uma empresa. E que, da mesma forma que esse aí batendo no seu peito, deve ser tratado com todo o cuidado possível.

A analogia, aliás, não é superficial, uma vez que finanças saudáveis são sinônimo de empresa saudável. Quando a gestão financeira funciona, a operação mantém bom ritmo, todas as áreas recebem suprimentos e os objetivos são atingidos; agora, quando vai mal, os negócios correm sério risco de tombar pelo caminho.

Então, para te ajudar a cuidar direitinho do principal órgão sua empresa, vamos compartilhar algumas dicas e ferramentas bem importantes. Sabe aqueles exercícios e a alimentação saudável que os médicos tanto recomendam? Então, é mais ou menos isso. Com a diferença que você nem precisa se levantar da cadeira para praticá-los.

Comecemos pelo início

Para quem está abrindo uma empresa, as finanças mais importantes são aquelas que a viabilizam. É o capital que tira o plano de negócios do papel. Se você está na fase startup e se encontra às voltas com números, são leituras indispensáveis.

Indispensável também é o curso Financiando seu sonho: A melhor forma de buscar recursos para seu negócio. Com ele, você vai descobrir formas de entrar na agenda dos investidores, de obter crédito com os bancos e de receber aporte de linhas de fomento governamentais. É conteúdo 100% online, gratuito e totalmente aplicável.(www.endevor.org.br)

São aulas ministradas por um verdadeiro bambambã no assunto: Marcelo Nakagawa. Após assisti-las, você será capaz de:

  • Identificar quais são as fontes de capital disponíveis (capital próprio, de familiares e amigos, linhas de crédito bancário, órgãos de fomento e capital de risco).
  • Entender como funciona o processo de investimento (preparação, apresentação, cálculo do valor da empresa, negociação, criação de valor e saída do investidor).
  • Descobrir outras fontes criativas e alternativas de obtenção de recursos financeiros.

Já passei por essa fase, mas ainda tenho problemas.

Certo. Se você já viabilizou sua ideia e continua não entendendo patavina de finanças, não se aflija: isso é perfeitamente comum. Empreender é identificar e aproveitar oportunidades para ir em busca de um sonho grande. E isso não necessariamente significa ser faixa preta em planilhas de Excel.

Mas é bom entender de algumas atividades básicas do dia-a-dia. Saber controlar as entradas e saídas do seu caixa, bem como realizar projeções financeiras, por exemplo.

E é exatamente isso que ensina outro curso a distância, Finanças Básicas para Empreendedores.

Também aplicadas pelo especialista Marcelo Nakagawa, as vídeo-aulas vão te capacitar a usar conceitos de finanças e contabilidade para desenvolver um bom planejamento e controle financeiro do negócio.(www.endeavor.gov.br)

Com duração aproximada de quatro horas, também é 100% online e, melhor de tudo, gratuito.

Depois de fazê-lo, você será capaz de:

  • Controlar as entradas e saídas de caixa da empresa com base nos principais conceitos sobre fluxo de caixa.
  • Fazer projeções financeiras para identificar os melhores investimentos e planejar estratégias de crescimento.
  • Identificar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo pela análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
  • Evitar os principais erros cometidos por empreendedores no planejamento financeiro.

Os dois cursos configuram uma ótima forma de você se iniciar no mundo das finanças corporativas. Agora, para aplicar o conhecimento adquirido, você pode recorrer a uma série de ferramentas online. São recursos fáceis de usar e às vezes até gratuitos, que te ajudam a assumir o controle financeiro enquanto não der para contratar toda uma equipe dedicada a isso.

São eles:

Conta Azul

Destinado a pequenas e médias empresas, o Conta Azul é um sucesso de crítica e público. A solução online oferece controle financeiro, controle de estoque integrado às vendas, integração bancária, emissão de notas fiscais, além de relatórios gerenciais.

QuickBooks Zero Paper

Essa ferramenta é mais indicada para profissionais autônomos e microempreendedores. Se é o seu caso, pode usar sem moderação. Com o QuickBooks Zero Paper, você terá as funções de contas a pagar e receber (fluxo de caixa), relatórios, alertas por e-mail e SMS sobre vencimentos, emissão de boletos, entre outros.

E na hora de receber…

Isso aí, vamos falar de coisa boa. Além das ferramentas controle, existem vários serviços que te ajudam com os recebíveis. São soluções que integram a possibilidade de receber pagamentos online – e alguns, até offline –, via boleto ou de forma parcelada.

A propósito, vale um estudo detalhado de prós e contras de cada uma dessas opções para o seu caso específico.

Eis algumas das ferramentas de pagamento mais utilizadas:

  • PayPal, gigante internacional;
  • Moip, ótima opção brasileira;
  • PagSeguro, provida pelo UOL;
  • Mercado Pago, provida pelo Mercado Livre;
  • Bcash, provida pelo Buscapé;
  • Mundi Pagg, a opção de muitos empreendedores;
  • Pagar.me, com ótima interface de integração;
  • Vindi, com ênfase em assinaturas;
  • ASAAS, como ênfase em boletos.

É isso!

Agora que você tem a teoria e os meios de colocá-la em prática, hora de arregaçar as mangas e botar pra fazer – ou melhor, pra cuidar. Afinal, estamos falando da parte mais importante da sua gestão.

Leia mais em endeavor.org.br/gestao-financeira-cursos-gratuitos/