Notícias

O Desafio de Contratar e Manter Bons Funcionários

O Desafio de Contratar e Manter Bons Funcionários

04/12/2015

Um negócio de sucesso tem como primeiro passo o planejamento, o pensar, o refletir. Isso significa em relação a nosso tema que, para contratar alguém, precisamos planejar sua função, pensar sobre o que queremos deste funcionário e refletir sobre os resultados esperados e, por fim, deixar claro a quem contratar todos estes pontos.

O 1º passo é criar um perfil de cargo onde você irá descrever tudo que souber e quiser da função, como o que irá fazer de forma detalhada (por exemplo: a função A irá abrir a porta para todos os clientes, irá cumprimentar, com bom dia, boa tarde, boa noite, oferecerá café, água, chá, convidará para sentar e irá encaminhar dentro da empresa o visitante, informando destino e a pessoa que irá assumir a partir daí), descreverá horários, obrigações, deveres, características profissionais necessárias (por exemplo: formação em nível superior em administração de empresas), características pessoais desejáveis (por exemplo: se a função é melhor para homens ou para mulheres, para determinada faixa etária, se pessoa está estudando, se tem flexibilidade de horário, pois pode ser que o serviço avance até mais tarde, se pode viajar, etc), anotar valor de remuneração, benefícios, se há plano de carreira.

Após descrever a função e coletar candidatos, deve selecionar e testar a pessoa, crie testes escritos simples ligados ao seu dia a dia, sobre cultura geral, sobre a função a ser exercida, solicite uma redação com um tema onde você consiga perceber o tipo de personalidade da pessoa, como por exemplo “fale sobre trabalho em equipe”.

Se a pessoa passar nos testes básicos, pesquise a pessoa para saber se é compatível com sua empresa e função, pode usar Facebook, Linkedin, empresas de proteção ao crédito como SERASA e SCPC, peça certidões de delegacias, fóruns cíveis, criminais e trabalhistas, toda informação é importante para você decidir quem vai estar a seu lado no dia a dia.

Iniciando o trabalho, você terá 90 dias de experiência (45 dias prorrogáveis por mais 45 dias) para conferir se existe compatibilidade de humores para boa convivência e se o trabalho irá lhe dar os resultados esperados, seja prático analise números independente da função. Confira se a pessoa é pontual (instale um relógio de ponto digital), se não falta, se defende os interesses da empresa e se o trabalho executado trás para a empresa o resultado financeiro necessário para pagar salários, benefícios e ainda render o lucro necessário para a empresa sobreviver, afinal existem outras contas que devem ser pagas como aluguel, impostos, etc.

O empresário consciente analisa resultados e deixa de lado a emoção para tomar decisões de negócio. Portanto, livre-se daqueles que pedem aumentos sem critérios e sem lhe dar mais do que o já combinado, aqueles que faltam muito ou que dão muitas desculpas e só reclamam da vida. Tenha a seu lado pessoas confiáveis, bons profissionais. Seja humilde e lembre-se que ninguém sabe tudo, busque apoio de profissionais especializados e organizados, bons advogados, contadores podem ser ótimos parceiros para sua empresa.

Fonte: Portal Contábeis