Notícias

Você Está Queimando Dinheiro? Comece Já a Cortar os Gastos Desnecessários!

Você Está Queimando Dinheiro? Comece Já a Cortar os Gastos Desnecessários!

07/12/2018

Independentemente da área de atuação ou porte de sua empresa, você com certeza está queimando recursos desnecessariamente de alguma forma. Muitas empresas mantêm gastos supérfluos por anos sem se dar conta dessa situação. Pode se tratar de um valor aparentemente inexpressivo, mas por que manter uma despesa dispensável? Além disso, no longo prazo, a somatória dos pequenos valores pode impressionar e poderia ter sido bem investida.

A dificuldade está em identificar os gastos desnecessários. Não é tarefa fácil porque, muitas vezes, estão bem escondidos, sendo necessário vasculhar a fundo as despesas. Para ajudá-lo, levantamos algumas dicas para acabar com o problema.

1. Mapeie os processos

Para facilitar a busca por problemas na sua empresa, é preciso fazer todo um mapeamento das atividades. Ao analisar os processos internos do seu negócio, com certeza você se deparará com algum gasto que pode ser cortado.

Por exemplo: será que a sua empresa não está pagando por dois sistemas de gestão para fazer processos diferentes quando poderia trocá-los por apenas um mais eficiente que envolvesse todos os processos e custasse menos? Observe detalhadamente cada processo da sua empresa e busque por essas falhas imediatamente.

2. Analise o fluxo de caixa

Para cortar gastos na sua empresa, sem diminuir a qualidade dos seus produtos ou serviços, você precisa analisar o fluxo de caixa. Ao avaliar um histórico de receitas e gastos do negócio, fica mais fácil identificar eventuais aumentos de custos. Eles podem estar no aumento de preços dos insumos, no crescimento de gastos logísticos, entre outros.

3. Verifique os contratos

Cortar gastos também passa por analisar os contratos com fornecedores. Por exemplo: pode acontecer de você ter fechado uma parceria com um fornecedor meses atrás que era super vantajosa, mas as condições mudaram e você não se atentou.

Por isso, é importantíssimo que você reveja todos os contratos da empresa, pesquise preços e observe se eles estão mesmo dentro do que é o  melhor para o seu negócio. Estude se existe a possibilidade até mesmo de você internalizar alguma área que seja terceirizada, desde que isso seja interessante para a empresa e reduza custos.

4. Controle o estoque

Estoque parado é dinheiro parado. O controle de estoque da sua empresa é fundamental se o seu objetivo é cortar gastos. Matérias-primas e mercadorias de baixa rotatividade diminuem o capital de giro do seu negócio.

Por isso, você precisa ter um processo efetivo de controle de estoque, que defina datas e cálculos precisos do que é necessário ser comprado de cada item. Além disso, adotar medidas simples, como dispor novos produtos no fundo das prateleiras para que os que estão próximos à data de vencimento saiam primeiro, já evita perdas e reduz custos.

5. Invista em tecnologia

Para encontrar e cortar gastos desnecessários da sua empresa, você precisa sempre avaliar as ferramentas utilizadas no seu negócio, verificando a relação entre custo e benefício. Muitas vezes, vale mais a pena investir em equipamentos modernos do que gastar com manutenção e consertos. O alto custo inicial logo é pago, considerando o aumento da produtividade e a diminuição de gastos com o equipamento anterior.

O mesmo vale para a gestão da sua empresa. Não adianta contar com um sistema que não atende às suas necessidades ou até mesmo sequer usar um sistema. Empresas mais tradicionais costumam não confiar em automatização. Mas ela é essencial para evitar falhas. Por isso, conte com um ERP que realmente otimize a gestão da sua empresa.

Fonte: Adminstradores.com

Adaptado por: PLUS Contábil