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Parceria Empresarial: Fazer ou Não Fazer?

Parceria Empresarial: Fazer ou Não Fazer?

17/09/2018

Uma parceria entre empresas pode sim significar vantagens, mas deve ser feita com cautela.

Atualmente, é muito comum haver parceria empresarial entre negócios que competem pelo mesmo mercado ou que comercializam produtos complementares. Há pouco mais de dez anos, este tipo de acordo nem seria cogitado, mas hoje é visto como uma estratégia comercial com grande potencial de crescimento para as partes envolvidas.

Normalmente, o objetivo de uma parceria empresarial é compartilhar pontos fortes com o intuito de otimizar o desenvolvimento, atrair novos públicos e melhorar resultados.

Apesar de parecer muito promissoras, é importante saber que as parcerias empresariais não têm somente benefícios a oferecer.

Principais Vantagens

  • Aumento do poder de alcance: Ao realizar parceria com uma empresa e efetuar campanhas e ações publicitárias conjuntas para promover a união das marcas, o poder de alcance do público-alvo será duplicado e o custo de divulgação, reduzido.
  • Redução de custos com fornecedores: Alcançar um número muito maior de clientes resultará em um aumento do índice de vendas, um aumento da produção e a necessidade de adquirir mais matéria-prima ou produtos. Com uma maior demanda de insumos, o empresário terá mais poder de negociação junto a fornecedores, especialmente nas compras em escala.
  • Otimização de tarefas e processos operacionais: Há parcerias empresariais nas quais também são compartilhados os processos de produção e gestão. Assim, as tarefas operacionais cotidianas são realizadas em metade do tempo e a produtividade é otimizada, possibilitando a redução de preços para o cliente final, com promoções e ofertas irrecusáveis, e gerando um grande aumento nas vendas.

Pontos de Cautela

  • Aliar-se a uma marca com produtos de qualidade inferior, com prejuízo à imagem: Para evitar esse tipo de problema, deve-se efetuar um processo seletivo minucioso e exigente para decidir quais empresas podem oferecer serviços ou produtos de qualidade a seus clientes. Também vale observar os processos administrativos internos e escolher um parceiro que tenha práticas e ideais compatíveis com os seus.
  • Complicações ideológicas e conflitos com o público: Na era das redes sociais, as ações positivas realizadas por uma empresa certamente não possuem o mesmo alcance do que as ações negativas. Na era do Marketing 4.0, o consumidor não é focado apenas no produto comercializado, mas também nos valores e ideologias defendidos pela empresa ofertante. Não se deve firmar parceria com uma empresa que não possua os mesmos valores morais, éticos e ideológicos, de modo a preservar a imagem de seu negócio. É preciso pesquisar com muito cuidado sobre todo o histórico do candidato à parceria. Prefira empresas com valores alinhados aos seus.

Tipos mais comuns de parcerias empresariais

  1. Incubação de empresas: Esta é uma das melhores alternativas para negócios que estão iniciando suas atividades, mas ainda não possuem experiência suficiente para lidar com os desafios do mercado. Abre portas para parcerias com empresas, fornecedores e investidores.
  2. Terceirização de atividades: Trata-se de uma tendência ascendente devido às inúmeras vantagens, que você confere a seguir.
  • Redução de custos.
  • Eliminação de processos burocráticos.
  • Alívio das tarefas operacionais.
  • Aumento da produtividade.
  • Geração de empregos.
  • Viabilidade financeira para ambas as partes.

Seja qual for o tipo de parceria, é importante que se estude bastante as vantagens e possíveis desvantagens, sempre observando e respeitando o perfil e as necessidades de sua empresa.

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Assim, optar pelas parcerias é garantia de sucesso!

Fonte: blog.sage.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil