Imposto de Renda

Imposto de Renda 2025: Preciso declarar meus rendimentos com Airbnb e Booking?

Imposto de Renda 2025: Preciso declarar meus rendimentos com Airbnb e Booking?

24/04/2025

O período para declaração do Imposto de Renda já começou. Se você recebeu rendimentos tributáveis acima de R$33.888,00 em 2024, tem até o dia 30 de maio para acertar possíveis pendências com o Fisco. Entre as novidades para o IR 2025, uma surpreendeu os contribuintes.

Quem loca imóveis em plataforma como Airbnb e Booking vai precisar declarar os rendimentos obtidos na declaração do ano-base de 2024. A decisão ajudará a Receita Federal a combater a sonegação fiscal no setor.

Além disso, a empresa americana recomendou que os usuários incluam todas as informações sobre as transações para que não haja nenhuma divergência ao enviar a declaração. Acompanhe nosso conteúdo e saiba como declarar corretamente seus rendimentos do Airbnb e Booking no Imposto de Renda

Veja como declarar seus rendimentos com o Airbnb e Booking

Existem três formas de declarar seus lucros com esse tipo de aluguel de imóveis, dependendo pela forma como esses valores foram recebidos:

  • Carnê-Leão (Pessoa Física): Rendimentos de pessoa física devem ser declarados mensalmente no Carnê-Leão Web. Taxas como essas podem ser deduzidas como despesas no carnê leão;
  • Locação via Intermediário: Pagamentos realizados por meio de bancos são considerados rendimentos de pessoa jurídica. Confirme o recolhimento na fonte e informe os valores na ficha correspondente "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica";
  • Pessoa Jurídica: Empresas que optam pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional pagam entre 6% e 14% de tributos sobre a renda bruta. Dividendos distribuídos são isentos e devem ser declarados na aba "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".

Quais dados as plataformas compartilharam com a Receita Federal?

Em março, o Airbnb anunciou que compartilhou os seguintes dados: nome, endereço, CPF ou CNPJ, valores recebidos por reservas e informações das acomodações. Com tudo isso, a Receita pode cruzar informações e identificar quem deixou de declarar qualquer tipo de rendimento tributável.

Por isso, a plataforma recomenda fortemente que os valores sejam incluídos na declaração do ano-base de 2024.

Evite problemas com o leão!

A temporada de Imposto de Renda já começou, e quanto antes você realizar a declaração, mais rápido poderá receber a restituição. A PLUS Contábil está pronta para ajudar você ou o seu negócio com um processo ágil, seguro e sem complicações. Entre em contato conosco!

Para mais informações, acesse nossa página especial com tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2025: https://conteudo.pluscontabil.com.br/imposto-de-renda.