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Megatendências dos Negócios

Megatendências dos Negócios

13/05/2022

Confira, neste artigo, as principais tendências corporativas para os próximos anos e prepare-se para acompanhá-las.

  1. Inteligência emocional: A capacidade de reconhecer e entender as emoções próprias e as dos outros, utilizando essa informação para gerenciar o comportamento e as relações, torna-se cada vez mais importante. Estima-se que apenas 35% das pessoas sejam capazes de identificar corretamente suas emoções ao senti-las, não conseguindo utilizá-las em seu benefício, incluindo numa reunião ou negociação. A inteligência emocional constitui então um importante diferencial competitivo que, apesar de inata em algumas pessoas, pode sim ser desenvolvida.
  2. Intraempreendedorismo: A habilidade de intraempreender significa viver e cuidar da empresa como se fosse sua. Apesar de algumas resistências conservadoras a esse perfil de profissional, estão comprovados seus benefícios: os intraempreendedores se empenham em analisar cenários, sugerir ideias e inovações, além de terem faro para encontrar oportunidades e falhas no negócio. Munir-se de colaboradores com este perfil pode gerar grandes oportunidades.
  3. Transformação digital: Toda empresa precisa ter presença física e digital, com estreito relacionamento com o cliente, para sobreviver. Cabe lembrar que a transformação digital não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas (clientes, funcionários e acionistas), que estão mudando seu perfil comportamental.
  4. Nova criação de valor: O papel da corporação está mudando. Não é mais apenas criar valor para o acionista, mas criar valor social e compartilhado para funcionários, clientes e acionistas. As empresas devem levar relevância para seus clientes, sendo o produto e o preço tão importantes quanto tornar a vida do cliente mais fácil.

Abaixo, as principais tendências para o varejo no mundo:

  • Ressignificação das lojas: Antes, o varejo significava loja física, existente para vender o que oferecia no pdv com autossuficiência. Hoje, o varejo também é loja física, que serve para atrair e se relacionar, vendendo o que o cliente quer e dependendo de integração.
  • Tecnologia aplicada ao varejo é cada vez mais constante; no entanto, quando existe interação com alguém real, a taxa de conversão é bem maior.
  • Omnichannel (integração das lojas física e virtual) continua sendo a principal tendência do varejo.
  • A miopia de mercado quanto à necessidade de transformação digital levou à falência grandes ícones do varejo norte-americano: Sears, ToysRus, Nine West, The Limited, Circuit City, Sport Authority, dentre outros. Olho aberto!

Enfim, o futuro do varejo físico será ótimo, mas também doloroso, pois muitas empresas sofrerão e até desaparecerão. A boa notícia, no entanto, é que os players digitais agora entendem que precisam das lojas físicas e que, quando bem executada, a experiência da loja física é incomparável.

 

Fonte: Prof. Leopoldo Andretto em Revista Empreende

Adaptado por: PLUS Contábil