Notícias

Imposto de Renda 2022: Prazo Ampliado Até 31/05

Imposto de Renda 2022: Prazo Ampliado Até 31/05

29/04/2022

Se você ainda não fez sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2022, saiba que o prazo foi ampliado até 31 de maio. A Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações este ano.

Reiteramos que quem entrega sua declaração antes tem mais chances de receber a restituição mais cedo. Além disso, declarar com calma permite mais tempo para reunir documentos e revisar informações, reduzindo as chances de cair na malha fina por erros de preenchimento ou digitação. Ademais, sugerimos que você deixe sua declaração a cargo de um contador, que é especialista no assunto, evitando dores de cabeça desnecessárias.

E atenção ao prazo final para a entrega do documento! O contribuinte que não entregar em tempo, precisará pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

A boa notícia é que a restituição começará a ser paga no fim de maio e será dividida em cinco lotes:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

O pagamento da restituição obedece a uma fila de entrega: quem entrega antes, recebe primeiro. A exceção a essa regra vale para os Idosos, pessoas com deficiência e professores, que têm preferência no pagamento.

Ainda quanto à restituição, a novidade deste ano é a opção de recebê-la via Pix, caso em que a Receita fará o depósito na conta vinculada à chave CPF do contribuinte. Ressaltamos que não será possível usar outras chaves Pix para o crédito, como e-mail ou celular.

Na PLUS Contábil, somos especialistas no assunto desde 1996. Conte com nossa experiência para fazer sua declaração de IRPF 2022!

 

Fonte: UOL

Adaptado por: PLUS Contábil

Vector by vectorjuice on www.freepik.com