Notícias

Sorria, você está sendo vigiado!

Sorria, você está sendo vigiado!

25/04/2022

Hoje, a informação voa ao ritmo digital. Empresas querem conhecer seus clientes e clientes querem saber o que há por trás das empresas. As redes sociais, os sites de pesquisa e os aplicativos informam tudo a nosso respeito, permitindo que sejamos estudados, tabulados e transformados em algoritmos.

A exposição demasiada tem atingido negativamente até gente graúda: candidaturas desmoronam por conversas de WhatsApp e mocinhos tornam-se facilmente vilões da noite para o dia por aquilo que fazem ou pensam. Para o mundo dos simples mortais, dos que empregam e dos que são empregados, fica a lição: falar é prata, calar é ouro e não escrever bobagens nas mídias sociais é diamante!

Agora, confira algumas dicas de como não queimar o filme (e até a carreira) por falta de etiqueta na internet:

  1. Preconceito é abominável: Todo comentário preconceituoso é malvisto, seja ele de caráter sexista, racista, religioso e até político. O respeito deve prevalecer sempre.
  2. Agressividade se trata no consultório: Discussões em grupos de WhatsApp e em redes sociais são um atestado da sua saúde emocional. Se você não quer passar recibo de que está precisando trabalhar melhor seu autocontrole, contenha-se.
  3. Escreveu e não leu: Sua imagem profissional pode ser arranhada por excessivos erros gramaticais e conteúdo de baixo calão. Não propague mensagens falando mal de pessoas e empresas, muito menos repassando informações duvidosas.
  4. Positivo SIM, chato NÃO: Ser otimista nas conversas, compartilhar mensagens úteis e responder atenciosamente são qualidades louváveis, mas tentar agradar demais, estender muito a conversa e querer ser o mais simpático sempre é cansativo para seus interlocutores.
  5. Cuidado com os nudes! Fotos sensuais ou imagens íntimas nas redes sociais podem ser uma ameaça à sua carreira ou a dos outros. Não propague pornografia nas redes e grupos e sempre cuide para que nada sobre você ou seus amigos circule. As fotos do agito da noite anterior não acrescentam conteúdo à sua vida profissional.
  6. Aborde as pessoas com bom senso: Cada vez mais o mundo dos negócios se vale das ferramentas da internet para chegar até o cliente ou parceiro comercial. Aborde com bom senso e, se possível, explique quem o indicou.
  7. Mantenha uma boa imagem de você: Como líder ou liderado, é importante manter uma imagem dentro dos padrões éticos de comportamento, importando-se com a família, com a saúde e com a comunidade.
  8. Não enrole durante o trabalho: Pega mal (muito mal mesmo!) você conferir a cada cinco minutos o que está rolando nas redes sociais e grupos dos quais você participa. Não importa se você é o líder ou um membro da equipe, lembre-se, “você está sendo vigiado”.

Para acertar no uso das redes sociais no ambiente empresarial, tenha em mente que elas podem ser uma importante ferramenta de trabalho, no qual se prospectam clientes, interage-se com parceiros comerciais e acompanha-se o mercado. Na dúvida do que dizer ou postar, é bom lembrar-se de um conhecido ditado indiano: “Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio”.

 

Fonte: Andréa Staciarini (@mesaetiqueta), Consultora de Etiqueta, em Revista Empreende

Vetor criado por macrovector em br.freepik.com