Notícias

Metaverso: O Que É e Seu Impacto Sobre o Trabalho

Metaverso: O Que É e Seu Impacto Sobre o Trabalho

14/04/2022

O metaverso é um assunto em alta na indústria da tecnologia e na imprensa internacional. Seu conceito ainda não é exato, mas podemos afirmar que une diversas tecnologias úteis para a criação de um ambiente digital, como as realidades aumentada e virtual, a inteligência artificial, a internet das coisas, a multicanalidade, o blockchain e a criptomoeda. Há quem diga que é um ponto no tempo no qual nos tornaremos mais virtuais do que físicos devido à transformação digital. Enfim, tentar definir o metaverso hoje seria como tentar explicar, em 1989, o que era a internet e como ela impactaria a vida da humanidade.

Certamente o metaverso promoverá um enorme salto na forma como iremos nos relacionar, estudar e trabalhar. Toda essa conexão será muito mais imersiva, multissensorial e digital, cabendo bem aqui o conceito de Phygital, ou seja, a fusão entre o mundo digital e físico de uma vez por todas. Será como viver num grande videogame, só que não de brincadeira!

A sociedade atual já tem se preparado para o metaverso – parece uma evolução natural do desenvolvimento tecnológico que temos experimentado nas últimas décadas. Um estudo apresentado pela Orakolo Tecnologia demonstra que, além de influenciar na forma como as pessoas utilizam a internet, o metaverso também impactará nos padrões de consumo da sociedade. Por meio da pesquisa apresentada neste estudo e realizada pela Wunderman Thompson Intelligence, nos Estados Unidos, Reino Unido e China, com pouco mais de 3.000 participantes, foi possível observar que as plataformas de jogos on-line estão se transformando em espaços sociais organizados, que funcionam por meio de colaboração e criatividade. A pesquisa também mostrou que o futuro das compras é um modelo híbrido e que os consumidores esperam que as marcas reforcem sua presença no ambiente digital.

A forma como trabalhamos também será grandemente afetada. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a pandemia mandou 11% dos trabalhadores brasileiros para casa de um dia para o outro. Assim, passamos a trabalhar de videoconferência em videoconferência, uma após a outra. O metaverso também será o lugar onde muitos irão trabalhar. Recentemente, Bill Gates disse que, em 2 ou 3 anos, a maioria das reuniões de trabalho deverão acontecer nesse ambiente.

Saiba, querido empresário, que o futuro do metaverso, no entanto, é considerado incerto: uma grande aposta por grande parte da comunidade tecnológica. No entanto, uma coisa é fato: apesar de grandes empresas já terem iniciado a corrida para criar seus metaversos, o contingente necessário de companhias de tecnologia para a criação dos elementos necessários, desde hardware, software e interfaces, é gigantesco e nos dá tempo para uma adaptação “mais suave” nos padrões de uma sociedade tecnologicamente prolífera. Pelos recentes cálculos divulgados pela maior fabricante mundial de processadores, será necessário um poder computacional 1.000x maior que o atual para suportar o metaverso.

Por isso, antes do metaverso, deve haver um novo ciclo tecnológico para expandir as capacidades das indústrias de tecnologia com inovação e desenvolvimento de novos produtos. A lição que pode ser deixada aos empresários que desejam prosperar e crescer nos próximos anos e décadas? Reavaliem suas práticas de gestão e marketing hoje e sejam cada vez mais digitais e conectados.

 

Fonte: Roger Finger, responsável por Alianças Estratégias e Inovação na Positivo Tecnologia, em Revista Empreende

 

Tecnologia foto criada por freepik em br.freepik.com