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Quais são as 10 melhores práticas de gestão?

Quais são as 10 melhores práticas de gestão?

20/09/2021

A gestão empresarial é uma ciência, que deveria ser estudada a fundo por todo empresário. Infelizmente, não faz parte da grade curricular do ensino comum e a maioria dos empreendedores acaba aprendendo como gerir seus negócios na prática. Já é um grande passo para o futuro do mundo corporativo o fato de que Empreendedorismo passou a integrar a grade curricular do Ensino Médio no Brasil – uma esperança de melhoria na taxa de sucesso de novas empresas. Tenha você estudado gestão ou não, vale sempre a pena acessar dicas e rever noções de boas práticas. Confira, a seguir, pontos fundamentais para a gestão empresarial.

1. Dê a devida atenção para a gestão de pessoas

A base de qualquer empresa são as pessoas. As empresas normalmente procuram voltar seus investimentos a atrair e reter clientes, mas se esquecem de valorizar os funcionários, o que pode e deve ser feito por meio de treinamentos para capacitar liderados, planos de carreira, metas bem definidas, bônus por produtividade e outras abordagens.

2. Utilize ferramentas para otimizar a gestão

Gerenciar uma organização é uma atividade desafiadora, que demanda flexibilidade, agilidade e foco. Você sabe quantas tarefas tem para resolver durante o dia e quais as suas prioridades? São muitas demandas e atribuições para o profissional administrar simultaneamente. Quem deseja alcançar bons resultados deve ter precisão nas atividades diárias. Para isso, pode se valer da tecnologia. Conheça, a seguir, algumas ferramentas que podem auxiliar na gestão empresarial:

  • Evernote: software que permite o gerenciamento de projetos por meio de listas, notas, pesquisas, anexos e organização eficiente. Também permite transformar anotações e arquivos em uma sequência de slides de forma simples e rápida. Assim, fica mais fácil apresentar ideias e direcionamentos em reuniões de equipe, por exemplo.
  • DropBox: sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, de maneira centralizada e protegida. Todas as informações e documentos podem ser acessados de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha permissão para isso. É possível controlar quem consegue ver cada conteúdo e dar o acesso a vários colaboradores ao mesmo tempo.
  • CamScanner: ferramenta mobile que digitaliza documentos, além de sincronizá-los e arquivá-los. Ideal para quem necessita trabalhar com documentos frequentemente. Sua interface é de fácil utilização e permite até compartilhar os arquivos via bluetooth ou exportar em PDF, bem como enviá-los por e-mail ou redes sociais.
  • Trello: se assemelha ao Evernote em sua função, mas é bem mais dinâmico e flexível. É uma maneira de integrar todos os colaboradores. Permite controlar projetos em andamento, delegar funções e tarefas e criar listas e cartões para organização e monitoramento, além de anexar arquivos, fotos e pesquisas, dentre outros.

3. Faça um planejamento produtivo de sua gestão empresarial

Todo gestor sabe que, para gerenciar um negócio, é necessário seguir um planejamento estratégico, mas nem sempre isso é feito do jeito certo. É essencial criar um plano de ação que seja, de fato, produtivo. Em outras palavras, precisa ser voltado para a administração efetiva, controlada e sustentável dos recursos que a empresa utiliza na execução de produtos e serviços. O foco do planejamento produtivo é a otimização da produtividade. Para isso, são implementadas medidas que retenham desperdícios, custos elevados e gastos desnecessários. Nesse caso, o gestor precisará prever todas as etapas do processo para, então, torná-lo mais ágil e efetivo, impactando positivamente os lucros e todos os setores da empresa.

4. Implemente métricas e KPIs

Os KPIs, Key Performance Indicators, são indicadores-chave de desempenho que permitem a análise de métricas relevantes ao negócio. Por meio deles, são identificados os pontos fortes da estratégia e quais precisam ser melhorados para que se consiga atingir os resultados. Esse é um método eficiente de mensuração, assim como para apresentar os dados à equipe.

A definição e a implementação de métricas e KPIs devem ser feitas antes da execução dos projetos. É possível medir os resultados de acordo com cada setor, além de analisar técnicas e soluções de melhorias para otimizar a produtividade. Assim, o gestor consegue comunicar-se com seus colaboradores e alinhá-los ao objetivo do negócio, fazendo com que se envolvam nas decisões.

5. Otimize os processos internos

Ao longo da vida de uma empresa, vários processos são criados para resolver problemas ou suprir uma demanda pontual. Depois de algum tempo, eles ficam obsoletos e atrapalham a continuidade do trabalho, sendo úteis apenas para gerar burocracia. Você precisa evitar esse tipo de situação. Então, avalie cada processo interno e os adeque às métricas atuais e aos objetivos da companhia. Elimine o desnecessário, busque melhorias e mantenha o que funciona bem. Além disso, faça uma revisão periódica dos processos, para evitar que alguma atividade obsoleta consuma o seu lucro e atrapalhe a produtividade.

6. Atualize-se frequentemente

Não é só a empresa que merece atenção. Você, como gestor, também deve se atualizar e garantir que os seus conhecimentos e as suas habilidades sejam condizentes com os desafios diários da sua jornada de trabalho. Por isso, estude frequentemente. Faça cursos, entre em uma pós-graduação, assista a palestras e leia os livros da área. Também é interessante acompanhar os principais portais do seu setor, para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado.

7. Escute o que sua equipe tem a dizer

Mesmo que você conheça o seu negócio de uma ponta a outra, é importante manter a mente aberta e escutar o que cada colaborador tem a dizer. Essas pessoas estão em contato direto com vários processos internos e podem encontrar problemas ou oportunidades que passaram despercebidos pelo gestor. Converse com a sua equipe e peça feedbacks. Caso receba alguma ideia boa, coloque-a em prática. Além de essa atitude ser benéfica para a empresa, ela valoriza os liderados e mostra que as opiniões de todos são importantes.

8. Conheça a realidade do seu empreendimento

Ter uma noção realista do seu posicionamento no mercado e do contexto em que a sua companhia se encontra é de alta relevância para se chegar a uma boa gestão empresarial.

Isso vai contribuir para que você desenvolva estratégias eficientes e tenha mais clareza na sua tomada de decisões. Saber exatamente em qual terreno que você está pisando assegura os limites do seu negócio, evita atitudes precipitadas e melhora a qualidade das suas ações.

9. Fique de olho no mercado

Prestar atenção ao que acontece ao seu redor é igualmente importante para garantir uma boa gestão. Você precisa conhecer o comportamento de consumo dos clientes, ficar de olho nas mudanças e observar as ações da concorrência. É possível, assim, detectar as tendências, adotar novos processos e inovar de forma rápida, bem como antever ocasionais crises.

10. Agregue valor social ao seu negócio

Para manter seus produtos ou serviços bem posicionados no mercado, é necessário mais que qualidade. Em um mundo cheio de ofertas e informações, cultivar uma boa imagem e reforçar seus valores diante da sociedade é uma necessidade. Portanto, aposte em divulgação adequada, fortaleça a sua imagem e demonstre que as suas atividades vão muito além da produção. Apoiar uma causa e criar campanhas sociais, por exemplo, são boas maneiras de fazer isso.

 

Fonte: HSM University

Adaptado por: PLUS Contábil

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