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O Que é Open Banking e Como Ele Impacta as MPE’s

O Que é Open Banking e Como Ele Impacta as MPE’s

16/07/2021

Open banking pode ser traduzido como “banco aberto” e representa a abertura do sistema financeiro, com a integração entre diferentes empresas. É uma das iniciativas do projeto de modernização do Banco Central chamado Agenda BC#, junto ao sistema de pagamentos instantâneos Pix e ao registro de recebíveis. Trata-se de um novo conceito de sistema bancário no qual dados e serviços serão compartilhados de forma padronizada entre instituições financeiras, como bancos, fintechs e carteiras digitais. Isso dará aos clientes dos serviços financeiros maior poder de decisão, além de tornar mais democrático o sistema financeiro, com mais espaço para inovação e competitividade.

No sistema bancário atual em nosso país, os grandes bancos detêm o cadastro e as informações financeiras de seus clientes, monopolizando diversos serviços. O open banking vem para que esse mercado se abra para novas soluções e apps, uma vez que todas as instituições estarão integradas no mesmo sistema. Na prática, os clientes poderão movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não mais apenas pelo aplicativo ou site do banco. Tudo de forma segura, ágil e conveniente.

O consumidor, pessoa física ou jurídica, retomará o controle sobre seus dados e decidirá com quais instituições deseja compartilhar informações para ter acesso a serviços. 

A implementação do open banking no Brasil começou em fevereiro de 2021, devendo ser concluído ainda este ano.

 

Quais as Vantagens do Open Banking para as MPE’s?

Uma verdadeira revolução no sistema bancário, o open banking trazer muitas vantagens para empreendedores, sendo a principal delas o aumento da competitividade em um setor conhecido por ser muito engessado e concentrado em poucos players.

Agora, mais empresas e startups financeiras poderão competir com os grandes bancos e criar produtos e serviços inovadores e cada vez mais adequados às necessidades de diferentes negócios. 

Para quem é do ramo financeiro, as oportunidades vão se multiplicar, bem como a disputa pela atenção do cliente. 

Para o micro e pequeno empreendedor em geral, o aumento na oferta de serviços financeiros deve puxar as taxas para níveis mais justos. Com mais opções de escolha, o open banking empoderará o empreendedor na hora de contratar produtos e serviços financeiros, que serão cada vez mais personalizados.

O cliente poderá consumir produtos de mais de uma instituição ao mesmo tempo e devem surgir serviços de comparação dos produtos oferecidos pelas várias instituições, para que o cliente possa acessar mais informações e encontrar aquele que melhor atenda suas expectativas e necessidades. O Banco Central espera que o open banking promova a inclusão financeira e torne o sistema bancário muito mais democrático, inovador e eficiente.

 

Fonte: Conta Azul

Adaptado por: PLUS Contábil

Photo by Viktor Forgacs on Unsplash