Notícias

Como Manter o Engajamento do Time no Trabalho Remoto

Como Manter o Engajamento do Time no Trabalho Remoto

02/07/2021

Um dos principais desafios de gestão, evidenciado pela aderência ao home office, é manter os funcionários engajados. Por isso, é importante garantir todo o suporte necessário nesse gerenciamento à distância e fazer uso de uma comunicação clara e objetiva. Confira algumas dicas:

 

1. Objetivos alinhados

É importante traçar objetivos, deixando claro o que é esperado neste período. Auxilie seu colaborador a definir estratégias e direcione sobre qual a melhor maneira de colocá-las em prática. Trabalhe com metas tangíveis, prazos e mantenha a organização em dia.

 

2. Saúde mental

Desenvolva programas que possibilitem a interação entre o time, como jogos, debates e até mesmo happy hour. Essa conexão humana é valiosa e ameniza os sintomas de esgotamento mental. Avalie o comportamento dos membros de sua equipe e mantenha-se aberto a ouvi-los. Disponibilize atendimento psicológico para as equipes, caso necessário.

 

3. Flexibilidade

Todas as mudanças pelas quais o mundo vem passando impactam na produtividade e desempenho do time. Mantenha uma agenda flexível para sua equipe e dê preferência por mensurar os resultados com base nas entregas e não nas horas trabalhadas. Procure contar com uma equipe com perfil autogerenciável, evitando o micro gerenciamento das atividades. Os funcionários precisam entender o que é preciso entregar e quando, podendo os horários ser flexibilizados desde que não afetem o resultado final.

 

4. Diversidade

Mantenha um discurso inclusivo e promova de fato isso, respeitando e valorizando a diversidade racial, de gênero, social ou cultural. Iniciativas assim fazem com que as empresas tenham uma visão mais ampla da sociedade e consigam individualizar suas diretrizes.

 

5. Benefícios

Independentemente de o trabalho ser remoto, os colaboradores seguem com suas necessidades básicas de alimentação, internet e saúde. Faça o esforço necessário para manter os benefícios e estrutura para o trabalho. Providencie materiais, como desktops e cadeiras, dentre outros itens que estariam disponíveis em um escritório convencional. Igualmente importante é enviar camisetas, canecas ou brindes da marca da empresa, para que o colaborador se sinta ainda mais parte dela, mesmo estando fora do ambiente empresarial.

 

Fonte: mundorh.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil