Notícias

Atenção a Novo Golpe pelo Correio!

Atenção a Novo Golpe pelo Correio!

21/06/2021

A Receita Federal (RF) emitiu no dia 16/06 um novo alerta para um golpe que promete uma suposta regularização de dados cadastrais e do CPF. O que chama a atenção é que dessa vez os criminosos não iniciam sua ação por métodos tradicionais, como mensagens de e-mail, mas sim por correspondência tradicional de papel, apresentando o logotipo e o nome da RF.

Na intimação falsa que as vítimas recebem em suas caixas de correio físicas, conforme imagem abaixo, está contido um endereço eletrônico malicioso para realizar o pagamento de taxas necessárias ao suposto processo de regularização. Ao ser acessado, o falso site é capaz de roubar informações pessoais e bancárias dos usuários.

A orientação oficial quanto a esse golpe é, ao receber uma carta do tipo, o contribuinte deve destruí-la imediatamente, sem jamais acessar o endereço informado pelos criminosos.

A Receita Federal reforça que todo o processo de regularização de dados cadastrais, bem com o download de aplicativos necessários para isso, deve ser realizado unicamente pelo site receita.economia.gov.br. Além disso, a única situação em que o órgão pede informações bancárias de pessoas físicas é de forma opcional para fins de restituição do Imposto de Renda.

Quem precisar acessar os serviços virtuais da Receita Federal deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal (receita.economia.gov.br/contato).

 

Fonte: Receita Federal

Photo by Bermix Studio on Unsplash