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O Que é Gestão de Marketing e Para Que Serve?

O Que é Gestão de Marketing e Para Que Serve?

31/05/2021

A gestão de marketing é um processo sistemático de análise dos mercados nos quais uma empresa está inserida. Ela serve para que o gestor tenha sempre informações que ajudem a identificar, entender e atender às diversas demandas, bem como responder rapidamente às mudanças ambientais.

O marketing não se resume à publicidade e divulgação da marca, mas é responsável pela pesquisa de mercado, definição de preços, design de produtos, estratégias de distribuição, assessoria de imprensa, dentre outras atividades. Permeia toda a empresa, englobando as atividades de gerenciamento de processos, pessoas e estratégias, com o objetivo de trazer valor para o mercado e cumprir metas e objetivos organizacionais.

Enfim, o marketing faz com que todos os setores do negócio se comuniquem e que todos os colaboradores estejam alinhados em torno de objetivos comuns: a satisfação do cliente e a potencialização do desempenho do seu negócio, contribuindo para que ele alcance seus objetivos.

 

Dois pilares para uma gestão eficiente

Tecnologia

A tecnologia é fundamental para o sucesso nas ações de marketing, pois é capaz de simplificar e automatizar vários processos, conferindo agilidade e eficiência na comunicação com prospectivos clientes. Confira duas recomendações tecnológicas importantes:

  1. Automação de marketing: Trata-se da utilização de tecnologias para automatizar processos com a finalidade de ganhar eficiência e escalabilidade, sem perder o relacionamento personalizado com os potenciais clientes. Assim, ferramentas se encarregam das tarefas mais burocráticas, como enviar e-mails automaticamente a partir de ações de usuários, criar fluxos de trabalho e fazer testes A/B, facilitando o trabalho da equipe.
  2. Integração entre setores: A integração entre marketing e vendas é fundamental para que o negócio flua de modo produtivo. Com softwares de CRM, é possível compartilhar os processos e principais informações, sendo que cada equipe pode facilitar o trabalho da outra, gerando mais resultados para a empresa.

Ferramentas sugeridas: Hubspot e Mailchimp.

Pessoas

As pessoas são parte fundamental da gestão de marketing, pois é através da sua equipe que você consegue o desempenho esperado em cada ação. Os profissionais precisam de valorização e motivação para trabalharem no dia a dia. Para melhorar esse relacionamento, você pode utilizar algumas estratégias:

  1. People Analytics: Trata-se de uma ferramenta orientada a dados que coleta, organiza e diagnostica informações sobre os profissionais da empresa. O objetivo é ajudar quem está no comando a tomar decisões mais assertivas sobre seus funcionários ou força de trabalho. Busque por People Analytics no Google, confira as plataformas disponíveis, bem como artigos em blog que podem lhe ajudar aprofundar no assunto.
  2. Campanhas de incentivo: São ações estruturadas que têm como objetivo motivar a equipe, aumentar a produtividade e potencializar as vendas. A intenção é incentivar os colaboradores para que se engajem, visando a otimização dos lucros e reconhecendo aqueles que se destacam.
  3. Metas: A definição de metas é importantíssima para que a gestão de marketing funcione. Encontrar objetivos adequados pode aumentar suas chances de sucesso nos negócios. Uma boa forma de definir as metas é utilizar a metodologia SMART, que indica que os objetivos precisam ser: específicos (Specific); mensuráveis (Measurable); alcançáveis (Achievable); relevantes (Relevant); e temporais (Time-based).

 

Como desenvolver uma gestão estratégica de marketing?


1. Diagnóstico

Nesse primeiro momento, é necessário fazer perguntas sobre como a empresa está se saindo no mercado: Quais são os pontos fortes? Quais são as oportunidades perdidas? Como os concorrentes estão agindo? Esses questionamentos ajudam a entender a situação do negócio, possibilitando a identificação dos pontos que merecem atenção e dos obstáculos a superar.

2. Planejamento

Com um bom diagnóstico, é mais fácil estabelecer um planejamento para o marketing da sua empresa. Essa etapa é essencial para o sucesso de toda a estratégia. Você precisa definir o seu público-alvo, o mercado que será explorado e as ações que serão utilizadas para conquistar novos clientes. Preocupe-se também com o calendário e com o que pode ser feito para aproveitar ocasiões especiais, como datas comemorativas e períodos que apresentam uma demanda mais alta. Defina prazos para que cada meta seja cumprida, o que ajuda a manter a equipe atenta e motivada.

3. Plano de ação

Divida os objetivos em planos de ações e metas, definindo cada processo que sua empresa precisa realizar para alcançar seu objetivo final. Se este for conquistar 100 novos clientes, por exemplo, é preciso definir quais processos serão aplicados para atingir esse alvo. Existem diversas alternativas que podem ser utilizadas, como os exemplos de ações online e offline a seguir:

No ambiente online, você pode:

  • Investir em conteúdos para blogs e redes sociais;
  • Criar campanhas de mídia paga, como anúncios da empresa no Google Ads, Facebook Ads, Instagram, entre outras plataformas;
  • Elaborar uma lista de contatos para fazer campanhas de e-mail marketing;
  • Organizar eventos online com profissionais da área e se posicionar como autoridade diante do público.

No âmbito offline, é possível:

  • Anunciar em jornais, revistas, rádio ou televisão com a intenção de alcançar um número maior de pessoas;
  • Criar panfletos ou outdoors que possam impactar um público mais variado.

Lembre-se de que, no geral, as campanhas offline podem custar bem mais do que as digitais, além de não serem tão fáceis de mensurar (ROI). Por isso, a reflexão sobre seu orçamento é essencial.

Algumas ferramentas que podem ajudar na gestão das redes sociais são o Hootsuit e a mLabs.

4. Acompanhamento

O acompanhamento dos resultados é tão importante quanto o planejamento e as ações. De nada adianta ter cada detalhe definido e planejado se você não medir o sucesso de cada ação. É fundamental monitorar os processos a fim de detectar o que está dando certo e o que precisa de ajustes. Para isso, defina alguns KPIs (Key Performance Indicators) que vão facilitar a análise dos dados. Você pode verificar o número de novos clientes, o alcance das campanhas, o ROI, dentre outras métricas que sejam relevantes para o seu negócio.

 

Uma boa gestão de marketing é essencial para o sucesso da sua empresa. Para conquistar a alta performance nessa área, invista em um bom planejamento, no gerenciamento correto dos recursos e pessoas e se prepare para alcançar os resultados desejados, sempre utilizando as ferramentas mais adequadas.

 

Fonte: Hubspot.com | Adaptado por: PLUS Contábil