Notícias

Como Separar Despesas Pessoais das Contas da Empresa

Como Separar Despesas Pessoais das Contas da Empresa

14/05/2021

Retirar dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais, bem como usar dinheiro pessoal para cobrir rombos no caixa da empresa, indica descontrole financeiro e sérios riscos à saúde do seu negócio. Um controle em dia, com as contas devidamente separadas e organizadas, é essencial para o planejamento e a tomada estratégica de decisões. É peça fundamental no alicerce para o sucesso.

Se você tem dificuldade para identificar o que é dinheiro seu e o que é dinheiro da empresa, está na hora de aprender a organizar as finanças. Esperamos que as dicas abaixo ajudem:

 

1. Contas bancárias separadas

Não há como separar despesas pessoais das contas da empresa se elas não estiverem, de fato, separadas. Utilizar a mesma conta para as duas finalidades é confusão na certa, pois o controle de entradas e saídas fica muito difícil. Se você trabalha com uma única conta para as duas finalidades, converse já com seu banco e verifique os benefícios para abertura de contas para pessoas jurídicas. É verdade que você terá um custo adicional, mas os benefícios em organização valem a pena.

 

2. Atualize o fluxo de caixa

Quando o assunto é finanças, a ordem é ter controle e muita organização. Por isso, é imprescindível manter o fluxo de caixa atualizado. Registrar todas as entradas e saídas diariamente possibilita um gerenciamento mais assertivo dos pagamentos realizados, recebidos e demais pendências. Planilhas de fluxo de caixa ajudam, mas o ideal é ter um bom ERP, que permite economizar tempo através de automatizações.

 

3. Controle as movimentações financeiras

Além das dicas anteriores, outros cuidados são necessários para que os recursos empresariais não se misturem com os pessoais. Evite usar o saldo operacional para pagar alguma conta particular. Caso faça isso algum dia, não deixe que se torne um hábito e lembre-se de deixar tudo bem discriminado (o bom mesmo é não fazer). Também evite utilizar o serviço dos seus funcionários para fins pessoais. Isso significa, na prática, tirar dinheiro da empresa para assuntos de seu interesse e não dos da empresa.

 

4. Defina o valor da sua remuneração e dos sócios

Os proprietários da empresa precisam ter um pró-labore bem definido, com data mensal para recebimento. Isso ajudar a organizar as finanças. Embora não seja um salário, na prática, ele funciona como uma justa remuneração pelos seus serviços à frente da empresa. Isso também evita, muitas vezes, que você recorra ao dinheiro que é do negócio e não seu. 

Também podem ser definidos parâmetros para o resgate mensal ou em outra periodicidade da distribuição dos lucros. Como as retiradas vão fazer parte do orçamento mensal da empresa, fica mais fácil criar um planejamento pessoal e administrar os gastos particulares.

Lembre-se, no entanto, da importância de ter uma reserva na empresa para manter um capital de giro e garantir o desenvolvimento do negócio.

 

5. Tenha um diagnóstico financeiro

Uma vez separadas as contas pessoais das jurídicas, é importante manter práticas que permitam o desenvolvimento do negócio. A primeira dica é ter um diagnóstico financeiro, que permitirá que você visualize as receitas e despesas da empresa de forma abrangente, tendo um controle mais assertivo do seu orçamento.

Anote as movimentações financeiras do seu negócio e também a origem de cada processo de entrada e saída. Repita esses passos com as despesas pessoais para traçar um panorama completo da sua condição financeira. É aqui que você vai encontrar oportunidades de aumentar sua renda, realizar investimentos e cortar eventuais gastos desnecessários. 

Seu contador pode lhe ajudar na obtenção desse diagnóstico.

 

6. Segmente seus gastos

Procure segmentar seus gastos tanto no âmbito pessoal quanto profissional, categorizando suas despesas. Fuja das divisões básicas, como despesas fixas e variáveis, e detalhe com maior precisão esses grupos. Quanto mais informações você conseguir agregar, mais previsibilidade terá e menos chances de fazer confusões também.

 

7. Se antecipe aos imprevistos

Todos estamos sujeitos a imprevistos, seja na vida pessoal ou profissional. Por isso, é fundamental contar com reservas financeiras dentro e fora da empresa. Esse tipo de postura evitará que você recorra ao caixa da empresa para cobrir algum custo de casa e vice-versa.

A dica aqui é separar um percentual fixo do seu pró-labore para um fundo pessoal e uma outra parte para aplicações no seu negócio. O ideal é não deixar esse dinheiro parado e procurar algum investimento que se encaixe no seu perfil de investidor.

 

8. Busque ajuda especializada

Separar as despesas pessoais das contas da empresa é um desafio. Todas as dicas que demos aqui são valiosas, mas há particularidades que exigem recorrer a um bom contador, que é o especialista ideal para oferecer suporte na hora de honrar com suas obrigações tributárias e compromissos fiscais. 

 

A PLUS Contábil oferece o serviço de BPO Financeiro. Com ele, você pode terceirizar todas as atividades do seu departamento financeiro, que tomam tanto tempo no dia a dia. Você terá mais tempo para melhorar produtos e serviços e atrair clientes, bem como contará com suas finanças geridas por profissionais. Tudo a um custo que cabe no seu bolso.

 

Fonte: Marcos Perillo em Conta Azul

People photo created by wayhomestudio - www.freepik.com