Avisos

Eventos de Segurança e Medicina do Trabalho | E-Social

30/07/2018

Quais são os documentos de SST que preciso ter para atender o e-Social?

Os eventos de Segurança e Medicina do Trabalho serão 6: S-1060, S-1065, S-2210, S-2220, S-2240 e S-2245.

Os eventos são arquivos no formato xml que serão gerados por sistemas de informática e deverão ser transmitidos pela internet, assinados por certificado eletrônico, para o governo. Estes arquivos devem seguir os padrões estabelecidos pelo projeto do governo denominado eSocial.

Os eventos S-1060 e S-2240 terão suas informações extraídas dos documentos: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) Avaliações Ambientais dos riscos, caso necessárias LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) e AET (Análise Ergonômica do Trabalho).

O evento S-2220 terá suas informações extraídas dos documentos: PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) realizados e seus respectivos exames complementares.

O evento S-1065 trata da gestão dos equipamentos de proteção. As empresas irão informar todos os EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) existentes.

O evento S-2245 terá suas informações extraídas dos treinamentos realizados, como por exemplo: Treinamento dos membros da CIPA ou seu designado; Treinamento sobre uso adequado do EPI, guarda e conservação; Treinamento Primeiros Socorros; Treinamento sobre equipamentos de combate ao incêndio; Treinamento Admissional e Periódicos, Entre outros.

O evento S-2210 irá substituir a CAT atual e deverá ser informado para cada afastamento do trabalhado.

Quais as consequências da omissão ou informe errado ao eSocial?

Como todas as informações serão realizadas de forma digital e online, o processo fiscalizatório será agilizado e facilitado. O eSocial não modificou nenhuma obrigação existente. Haverá, apenas, uma modernização na forma como as informações serão coletadas. As multas são as mesmas que já existem, porém elas serão geradas de forma automática e com maior rapidez.

Informamos aos nossos clientes que temos enviado muitas notícias referentes ao eSocial devido à sua importância neste momento. Pedimos a gentileza de lerem tudo a respeito. Quaisquer dúvidas, entrem em contato conosco.