Notícias

Evite 5 Erros no Fluxo de Caixa da Sua Empresa

Evite 5 Erros no Fluxo de Caixa da Sua Empresa

26/01/2021

Um fluxo de caixa devidamente gerido permite ao empresário dispor de informações atualizadas para a tomada de decisão no dia a dia, permite evitar o endividamento excessivo e a queda de lucratividade, proporcionando estabilidade financeira e maior longevidade para o negócio.

O controle diário das finanças é essencial e muitas empresas chegam a fechar por erros comuns. Confira, abaixo, as principais ameaças ao seu negócio envolvendo o fluxo de caixa.

 

1. Dificuldade em interpretar as informações

A falta de conhecimento técnico sobre as informações financeiras pode resultar na tomada de decisões incompatíveis com a realidade da empresa, afetando os resultados no longo prazo. Um dos erros mais comuns se refere a vendas a prazo, que são normalmente interpretadas como algo garantido, sem levar em conta que os clientes podem ficar inadimplentes. Quando o capital de giro é afetado por este tipo de erro, o gestor pode ser pego de surpresa.

 

2. Políticas de crédito muito flexíveis

A flexibilidade no pagamento afeta a periodicidade da entrada de recursos. Um parcelamento em até 90 dias pode fortalecer o seu relacionamento com clientes, mas gerar desiquilíbrio se seus fornecedores exigirem o pagamento à vista. A recomendação, neste caso, é fazer uma avaliação de crédito e beneficiar apenas clientes com um bom histórico de pagamento. Também procure adequar o prazo de recebimento para 10 dias antes do vencimento das contas, garantindo um saldo positivo.

 

3. Lançamento de movimentações de forma parcial ou em atraso

Cada centavo conta na hora de equilibrar o fluxo de caixa. Por isso, todas as movimentações devem ser lançadas, como pagamento de taxas bancárias, contas de luz e impostos. Qualquer valor em negativo pode gerar uma dívida indesejada. Nos sistemas de ERP, há campos dedicados ao registro do saldo inicial e final do período a ser analisado. Por isso, é importante estar atento à periodicidade dos lançamentos, para que os resultados reflitam a realidade com precisão.

 

4. Finanças empresariais misturadas às pessoais

Proprietários de pequenos negócios normalmente caem no erro de não separar as contas pessoais das jurídicas. É fundamental que todas as operações sejam registradas separadamente para não ferir o Princípio da Entidade, que prevê que o patrimônio empresarial não pode ser utilizado para benefício próprio. Essa prática causa problemas para fechar a contabilidade e impossibilita a boa gestão do fluxo de caixa.

 

5. Desconhecer os indicadores financeiros

Alguns indicadores financeiros baseados no fluxo de caixa são fundamentais para a tomada de decisão. Confira alguns que você deve acompanhar:

  1. Evolução de custos fixos e variáveis: indica quanto a empresa deve produzir ou comercializar para cobri-los e, ainda, obter a margem de lucro.
  2. Margem de contribuição: representa quanto a venda de produtos ou serviços contribuirá para que a empresa seja capaz de arcar com os custos e, posteriormente, gerar lucros.
  3. Ponto de equilíbrio: é a receita mínima que a empresa deve atingir para cobrir os custos e pagar as despesas.
  4. Liquidez corrente: demonstra o valor que a empresa tem para receber em curto prazo se comparado com quanto precisa pagar no mesmo período.

Mesmo se sua empresa estiver cometendo erros no fluxo de caixa, saiba que é possível reverter essa situação e conquistar resultados positivos. Além de seguir algumas das dicas que demos aqui e de buscar formação através de cursos, como os oferecidos pelo Sebrae, você pode se munir de um sistema de gestão online que caiba no seu bolso ou terceirizar o seu financeiro.

Na PLUS Contábil, podemos ajudá-lo indicando o melhor ERP para seu negócio ou através de nossos serviços de BPO Financeiro. Entre em contato conosco e saiba mais: 11 4118-2797 - Ramal 259 / 11 97380-1420.

 

Fonte: Syhus

Adaptado por: PLUS Contábil

Business photo created by jcomp - www.freepik.com