1. Identifique a maturidade em gestão de processos da sua organização
Alguns fatores que podem indicar uma baixa maturidade são a falta de um método estruturado para cuidar dos processos, redundâncias e retrabalhos, inconsistências na auditoria de processos, baixo desempenho e insatisfação dos clientes.
2. Estabeleça uma governança de processos
É necessário que a organização possua políticas, regras, métodos, estruturas específicas e padrões de negócio para tratar da gestão de processos. A isso damos o nome de governança de processos, cujo objetivo é garantir que todos estejam fazendo as coisas de forma correta, além de padronizar a maneira como os processos são mapeados, transformados, documentados, etc.
3. Mapeie a arquitetura de processos da sua empresa
Nesta etapa, a empresa olha para si e revela como está organizada sua operação, mapeando o encadeamento dos processos a partir da cadeia de valor. Esse encadeamento demonstra os diversos níveis de processos: macroprocessos, subprocessos, atividades, etc.
4. Transforme os processos
Para redesenhar os processos, recomendamos que sejam seguidas as etapas de contexto, que é um entendimento do momento da empresa; visão do processo atual, com um entendimento de desenho do fluxo atual de trabalho; visão do processo futuro, com alterações no processo atual de modo a otimizá-lo; e implantação, que consiste em comunicar, fornecer material de apoio (documentação) e engajar os colaboradores para que eles realmente se comprometam a seguir o novo fluxo do processo.
5. Monitore os resultados e controle os processos
Acompanhe o desempenho do novo processo para verificar se ele realmente está atingindo as expectativas. Caso não esteja, faça ajustes o quanto antes.
Fonte: euax.com.br
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