Notícias

Benefícios da Gestão de Processos

Benefícios da Gestão de Processos

28/12/2020

1. Rapidez na Tomada de Decisão

O controle da performance do processo permite tomar decisões mais assertivas, pautadas em informações confiáveis. Isso significa mais agilidade para se adaptar a mudanças no mercado ou a quedas de performance.

 

2. Redução de Custos

A análise do fluxo permite identificar desperdícios nos processos e agir na causa raiz dos problemas, reduzindo os custos.

 

3. Otimização do Tempo

Entender o fluxo do processo e sua performance permite identificar etapas que não estejam fluindo como desejado. Assim, é possível otimizar as atividades, eliminando gargalos.

 

4. Aumento da Satisfação dos Clientes

Processos mais fluídos impactam positivamente na experiência do consumidor, contribuindo para que suas interações sejam as melhores possíveis com a organização.


5. Transparência nos Processos

Outro benefício é tornar os processos mais compreensíveis para todos, melhorando a comunicação entre os stakeholders.

 

6. Padronização dos Processos

Quando as organizações contratam novos colaboradores, alguém precisa ensinar o trabalho para os novatos. A gestão de processos facilita essa transferência de conhecimento por meio de uma documentação coesa e organizada dos processos.

 

7. Fortalecimento de Papéis

Com a gestão de processos, cada participante se torna mais consciente do impacto do seu trabalho no resultado final, influenciando positivamente na motivação dos colaboradores.

 

8. Melhor Distribuição de Recursos

Processos bem estruturados facilitam a distribuição de recursos, pois dão visibilidade ao que realmente precisa ser feito.

 

9. Assertividade na Automação de Processos

A tecnologia e a gestão de processos estão intimamente conectadas. Assim que seu processo estiver operando na sua melhor performance, parta para a automação. Hoje, não é mais necessário investir rios de dinheiro para ter um CRM, pois há soluções acessíveis a todo porte de empresa. Para gerir seus processos, indicamos nossa parceira, a OMIE, um sistema online de gestão que costuma atender bem diferentes processos empresariais.

 

Fonte: euax.com.br
Adaptado por: PLUS Contábil
Photo by creativeart on Freepik