Notícias

O Que é Um Processo de Negócio?

O Que é Um Processo de Negócio?

21/12/2020

Um processo de negócio é um conjunto de atividades sequenciadas e executadas com o objetivo de alcançar um resultado que gere valor, seja para um cliente ou para outro processo. Pode ser ponta a ponta (do pedido ao resultado), interfuncional (entre departamentos) e até mesmo interorganizacional (entre organizações). Confira, ao final desta matéria, um exemplo de mapa de processo.

O Que é Gestão de Processos?

Gestão de processos, ou BPM (Business Process Management), é o gerenciamento do negócio a partir do controle dos processos. Ela equilibra todos os processos dentro de uma empresa, estabelecendo a comunicação entre os departamentos, que passam a agir em torno de um objetivo comum: garantir excelência na entrega de valor para o cliente.

NÃO é uma metodologia, mas uma disciplina gerencial que permite conhecer melhor o negócio, ajuda a definir regras claras para todos os colaboradores, possibilita a mensuração dos resultados através de indicadores-chave de performance (KPIs) e cria sinergia entre as pessoas e as áreas, que ganham um senso de responsabilidade. Com a gestão de processos, os colaboradores passam a entender o sentido por trás das tarefas que realizam e se engajam mais.

Fonte: euax.com.br
Adaptado por: PLUS Contábil
Photo by rawpixel on Freepik

Exemplo de mapa de processo.

Exemplo de mapa de processo.