Notícias

Home Office: Uma Nova Estratégia de Crescimento

Home Office: Uma Nova Estratégia de Crescimento

20/11/2020

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é que ele pode ser feito de qualquer lugar; e de qualquer lugar mesmo: cidade, estado ou país. Mesmo quando a pandemia terminar, as contratações à distância devem aumentar, modificando em definitivo o mercado de trabalho e as estratégias de desenvolvimento nacionais.

A reticência das empresas e as limitações tecnológicas que atrasavam o crescimento do home office caíram após a adaptação forçada durante a quarentena, o surgimento de novas ferramentas corporativas virtuais e a perspectiva de introdução do 5G, conforme avalia o relatório "Um Novo Mundo de Trabalho Remoto", elaborado pelo programa Futuro do Trabalho da Universidade de Oxford em parceria com o Citi. Assim, as economias emergentes devem a partir de agora mirar no exemplo indiano para crescer além de suas fronteiras. O relatório reconhece que o caso indiano é favorecido pelo bom nível educacional da população e o domínio do inglês, mas aponta que outros países com características distintas também têm tido sucesso, como as Filipinas, que criou em 1995 zonas econômicas especiais com incentivos fiscais voltadas a call centers.

Para o Brasil, o caminho para exportar serviços não deve ser tão suave, pois, além da barreira do idioma, somos caracterizados pela baixa qualificação dos trabalhadores devido às falhas em nosso sistema educacional. Isso se comprova pelo fato de que as exportações de serviços no Brasil cresceram menos em valor na última década do que a de mercadorias, ao contrário da tendência global de alta em serviços. O mercado internacional seria uma possibilidade apenas para a elite dos trabalhadores brasileiros.

Grandes empresas de recursos humanos relatam que têm intermediado diversas contratações remotas de funcionários brasileiros para empresas estrangeiras, principalmente nas áreas de tecnologia e telemedicina. São contratações diretas, e não terceirizadas, como no modelo largamente utilizado na Índia.

Outro segmento que investe no trabalho remoto são os sites de trabalho freelancer, que nivelam trabalhadores e empregadores globalmente, eliminando as fronteiras físicas em atividades que podem ser feitas à distância. No entanto, um estudo publicado em 2016 sobre a plataforma Upwork observou que as empresas (majoritariamente de países desenvolvidos) tendem mais a contratar profissionais de outros países desenvolvidos do que daqueles em desenvolvimento. Essa distinção, no entanto, cai quando profissionais de países emergentes apresentam um histórico comprovado de trabalhos concluídos em seus perfis, sendo o efeito mais significativo para eles do que para profissionais de países desenvolvidos, concluem os pesquisadores.

No cenário nacional, acredita-se que apenas funções de alta qualificação admitam um bom crescimento na modalidade remota, com profissionais trabalhando em home office para empresas até em diferentes estados. Isso pode levar, no longo prazo, a uma redistribuição de renda em termos regionais e gerar ganhos de produtividade com a contratação dos melhores a nível nacional.

 

Fonte: Contadores.cnt.br

Adaptado por: PLUS Contábil

Photo by Tina Witherspoon on Unsplash