Notícias

Empreendedorismo e Contabilidade – Parte II

Empreendedorismo e Contabilidade – Parte II

13/11/2020

Apenas uma categoria de empresários conta com carga mínima de tributos e pode fazer sua gestão tributária diretamente pelo Portal do Empreendedor: os microempreendedores individuais (MEI). Todos os demais tipos de empresas, estejam enquadradas no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Real, precisam contar com apoio especializado nas áreas contábil, fiscal e tributária desde o planejamento do novo negócio.

Para quem não sabe, a Contabilidade inclui atividades como a prestação de contas ao Fisco, balanço, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e outros relatórios; na esfera fiscal, lida com incentivos governamentais, desoneração de folha de pagamento, redução de ISS, dentre outras atividades; e, na tributária, apuração de impostos, declarações, escrituração fiscal, dentre outras.

O empreendedor que conta com suporte técnico de um contador tem inúmeros benefícios, como:

  • Boa imagem no mercado por cumprir com os rigores legais;
  • Facilidade para negociar internacionalmente (ou mesmo entre estados da federação);
  • Possibilidade de elisão fiscal (uso de meios lícitos para obter vantagens no pagamento de impostos).

Como o Brasil é um país complexo em termos tributários, com muitos impostos, taxas e contribuições, o empresário que não conta com a ajuda de profissionais de contabilidade corre o risco de ficar em atraso com o Fisco e sofrer penalidades, fazer pagamentos a maior, sonegar impostos, produzir relatórios patrimoniais imprecisos, fazer precificação imprecisa, perder prazos legais e até sofrer autuação judicial ou bloqueio de bens.

É por isso que a ausência de suporte contábil configura um perigo, sendo o custo para superar eventuais autuações do Governo certamente superior ao de manter uma equipe contábil especializada, seja própria (no caso de grandes indústrias ou corporações) ou terceirizada (no caso de micro, pequenos e médios negócios) a escritórios de contabilidade.

Quando se contrata um escritório de contabilidade, ele fica responsável pelo mapeamento de benefícios fiscais, o planejamento, a gestão e a adequação tributária anuais, bem como todos os procedimentos contábeis e de controladoria.

Desta forma, o empreendedor e sua equipe pode se dedicar exclusivamente ao core business, deixando questões periféricas e burocráticas nas mãos de especialistas. Os ganhos operacionais e financeiros são, com certeza, expressivos.

A PLUS Contábil já acompanhou centenas de empreendedores em suas jornadas desde 1996. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para alavancar seu negócio.

 

Fonte: Syhus.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil