Notícias

Empreendedorismo e Contabilidade – Parte I

Empreendedorismo e Contabilidade – Parte I

06/11/2020

Você já se perguntou qual a importância da contabilidade na atividade empreendedora? Saiba que a solidez financeira de todo negócio está totalmente relacionada com a gestão de tributos, que são os impostos pagos em nível municipal, estadual e federal, e com a correta precificação de produtos e serviços.

Para ser competitiva e lucrativa, uma empresa não pode deixar que nenhum detalhe de ordem contábil passe despercebido, especialmente num país onde foram editadas cerca de 45 normas tributárias legais por dia útil nos últimos trinta anos.

Além dessa correlação direta entre tributos, preços e lucratividade, empreender envolve identificar oportunidades no mercado para investir recursos na criação de um negócio que seja capaz de alcançar seus objetivos, sejam eles de geração de mudanças, de lucro ou de impacto positivo na sociedade. Nesse contexto, o papel da contabilidade é estratégico, pois consegue fornecer informações de ordem tributária, contábil e trabalhista, para as tomadas de decisão do empreendedor, impactando em outros aspectos da empresa, como jurídicos, financeiros e de recursos humanos.

Segundo um estudo recente feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde a Constituição de 1988, foram editadas, apenas na área tributária, 364 mil (363.779) normas legais, sendo a maioria na esfera municipal (61%), depois estadual (30%) e federal (10%). Nasceram, em 30 anos, a CPMF, COFINS, CSLL, PIS Importação, COFINS Importação, ISS, entre outros.

Em um cenário tributário tão complexo, ter em mãos todas informações do seu mercado de atuação, além de conhecer as regras contábeis e fiscais específicas, é uma questão de sobrevivência. Detalhes podem fazer a diferença entre vencer ou fechar.

Se você está pensando em abrir um negócio, o primeiro passo é consultar um parceiro profissional de contabilidade. Se você já tem um negócio e enfrenta problemas, conversar com seu contador pode resultar em boas soluções como, por exemplo, a adequação a um regime tributário mais justo, com menos impostos.

A PLUS Contábil já acompanhou centenas de empreendedores em suas jornadas desde 1996. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para alavancar seu negócio.

 

Fonte: Syhus.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil