Notícias

PIX: Será Seguro?

PIX: Será Seguro?

16/10/2020

O PIX é um método de pagamento instantâneo que, além de permitir economia em transações comerciais, uma vez que é isento de tarifas, facilitará a vida de pessoas físicas e jurídicas. É uma solução muito prática, mas será que é segura? Em nosso País (e no mundo), o cibercrime cresce em criatividade; a segurança, assim como acontece com o internet banking, será com certeza uma preocupação também para a plataforma.

O Banco Central não estabeleceu regras de segurança, deixando-as a cargo das instituições financeiras, cada qual com seus sistemas de mitigação de risco e barreiras antifraude. No caso do PIX, os bancos poderão se valer da segurança existente nos próprios aplicativos, além de acrescentar regras como, por exemplo, um limite máximo para a realização de operações com o pagamento instantâneo.

Vale lembra aqui que qualquer tecnologia é suscetível a ataques, devendo aparecer casos de fraude. Este é o processo normal de toda operação nova, que envolve um ciclo de experiência, correção e aprendizado. Todos devem ficar atentos não apenas a golpes, mas também a erros no uso do PIX. Caberá aos bancos decidir como lidar com essas situações.

 

Fonte: G1

Adaptado por: PLUS Contábil