Notícias

Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Oficinas e Peças Automotivas

Impactos e Tendências da COVID-19 nos Pequenos Negócios: Oficinas e Peças Automotivas

25/09/2020

O Sebrae tem publicado um boletim que traz os principais impactos da COVID-19 nos pequenos negócios, principalmente em 14 segmentos identificados como os mais vulneráveis à crise. Nesta matéria, apresentamos as informações da pesquisa que se referem ao setor de OFICINAS E PEÇAS AUTOMOTIVAS, que contou com respostas de 279 empresários.

 

Impacto Já Observado no Brasil

Segundo os dados do Sebrae do final de julho, o faturamento do setor está 41% abaixo do pré-crise. Já a Cielo aponta que o setor estava apenas 4% abaixo do pré-crise no final de agosto.

 

Cenário e Tendências

Em junho, as importações de autopeças seguiram com queda de 45% na comparação anual. Na comparação mensal, a queda foi de 18%. O mercado de veículos usados voltou a demonstrar forte recuperação em julho, segundo números do Renavam consolidados pela Fenabrave.

Quase todos os segmentos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos tiveram crescimento de cerca de 50% sobre junho, mas ainda persistem as retrações causadas pela crise na comparação anual.

 

Dicas e Boas Práticas

  • Muitas cidades autorizaram a reabertura de vários segmentos, aumentando a movimentação nas ruas de carros, motos, etc. A venda de carros usados também aumentou. Com essa dinâmica, é importante rever seus processos, preparar e treinar sua equipe para receber os clientes de forma adequada e segura, planejar seu fluxo de caixa e sempre negociar com seus fornecedores e distribuidores para uma construção de uma relação ganha-ganha.
  • Não se esqueça de acompanhar as orientações relacionadas aos protocolos de saúde.


Fonte: Sebrae, Cielo, Fenabrave e ABInteligência.

Adaptado por: PLUS Contábil