Notícias

Pronampe Parte III: O Que Fazer com o Dinheiro?

Pronampe Parte III: O Que Fazer com o Dinheiro?

20/07/2020

Será que o Pronampe vale a pena? A resposta fácil é sim, mas só se você souber empregar o dinheiro sabiamente. Muitos acabam misturando as estações e destinando crédito corporativo para gastos pessoais, usando o dinheiro para comprar um carro ou fazer uma reforma na casa. A gestão não profissional da empresa, na qual se tira dinheiro do caixa indiscriminadamente, cria o cenário de empresário momentaneamente rico e empresa pobre. A saúde financeira não se sustenta quando mais se tira mais do que se injeta na empresa, culminando no cenário de empresário pobre e empresa pobre: o pior dos mundos.

Então o que fazer com o dinheiro? A melhor medida para o sucesso neste momento crítico é aumentar o Cash Runway do negócio.

Se você ainda não ouviu falar de Cash Runway, trata-se de uma métrica que reflete em meses o fôlego financeiro da empresa. Ela responde por quanto tempo o negócio consegue sobreviver sem faturamento. Para encontrar o Cash Runway, basta somar todo o dinheiro em caixa, nos bancos, contas correntes e aplicações de curto prazo, e dividir pelo gasto mensal.

Toda empresa deveria ter, na pior das hipóteses, 3 meses de Cash Runway. Dependendo da atividade, bem mais que isso. Em um momento econômico tão incerto, uma empresa só estaria “tranquila” com pelo menos 12 meses de fôlego financeiro.

 

Impacto do Pronampe no Cash Runway

Caso você consiga obter o financiamento, eis o que fazer com o dinheiro: se sua empresa projeta para 2020 o mesmo faturamento de 2019, o crédito referente ao Pronampe aumentará o seu Cash Runway em aproximadamente 4 meses. Na conjuntura atual, trata-se de um fôlego espetacular com dinheiro de baixo custo e prazo longo.

Com o Cash Runway maior, você poderá tomar decisões com menor pressão sobre outros aspectos que influenciam o fôlego financeiro da sua empresa:

AUMENTAR RECEITAS:

  • Investir em produtos de maior margem/giro.
  • Investir em sistemas ERP integrados às vendas via redes sociais ou marketplaces.

REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS:

  • Investir na transformação digital da empresa.
  • Investir na modernização da linha de produção.
  • Investir em automação de processos.
  • Investir em mecanismos de autoatendimento.

MELHORAR O CAPITAL DE GIRO:

  • Renegociar dívidas com serviços mais caros.
  • Negociar prazos de pagamento maiores.
  • Realizar liquidação de estoques antigos.

REVER SEUS ATIVOS TANGÍVEIS:

  • Vender ativos físicos.
  • Terceirizar operações que envolvem alta imobilização de capital.

Enfim, apesar da burocracia que muitos empresários têm enfrentado para obter o crédito do Pronampe, sua validade é indiscutível. No mínimo, você aumentará o Cash Runway da empresa, deixando o dinheiro aplicado, como reserva financeira.

Seja o Pronampe sua escolha para enfrentar este momento de crise ou não, conte conosco para ajudá-lo a estruturar seu plano de guerra através da metodologia de Cash Runway. Utilizamos esta ferramenta internamente na PLUS Contábil e já ajudamos diversos clientes a implantá-la. Contate-nos seja para dicas ou uma consultoria estruturada. O importante é sairmos desta crise juntos e fortalecidos!

 

Fontes: robertodiasduarte.com.br, Fenacon e Caixa

Adaptado por: PLUS Contábil