Notícias

7 Dicas Para Desenvolver a Autodisciplina

7 Dicas Para Desenvolver a Autodisciplina

10/01/2020

1. Apenas defina metas cujo progresso você pode acompanhar.

É muito fácil imaginar o que você deseja alcançar, mas é necessário questionar-se quanto a como você medirá seu progresso. Quando definir uma meta, anote a maneira como você irá provar a si mesmo que está se movendo na direção certa. Um exemplo: Se você quiser escrever um livro, deve planejar quantos dias por semana trabalhará nele. E, mais importante, deve ser sincero consigo mesmo caso se passem muitos dias sem que você escreva nada.

 

2. Cerque-se de pessoas disciplinadas.

Você é um reflexo das 5 pessoas com quem passa mais tempo. Claro e simples. Se todos ao seu redor assistirem à TV cinco horas por dia, é provável que você comece a visitar a TV com mais frequência. Por isso, escolha suas companhias com sabedoria. Passe tempo com pessoas extremamente autodisciplinadas para que você possa assistir e aprender como se autodisciplinar também. Imite suas rotinas diárias (até encontrar uma que funcione para você). Adote uma mentalidade semelhante. Absorva seus hábitos. Esta é, sem dúvida, a maneira mais rápida de se tornar mais disciplinado.

 

3. Leia livros que lembrem a importância da disciplina durante 20 minutos por dia.

Uma das melhores maneiras de se manter praticando a arte da autodisciplina é se lembrar constantemente de sua importância. No entanto, cuidado para não passar o dia todo consumindo as informações de outras pessoas, mas reserve também tempo para praticar essas habilidades. Uma boa dica é que sua entrada (digamos, leitura) nunca deve exceder sua saída (seja qual for a coisa que você precise praticar e queira dominar). A seguir, alguns livros que podem servir como lembretes rápidos sobre a importância da disciplina:

  • Pense e Enriqueça por Napoleon Hill
  • A Mente Praticante de Thomas M. Sterner
  • A ÚNICA Coisa de Gary Keller e Jay Papasan
  • Maestria por Robert Greene

 

4. Use um calendário visual para certificar-se de que seu progresso seja consistente.

Uma das melhores maneiras de se manter responsável é “ver” seu progresso (ou a falta dele). Digamos, por exemplo, que você queira ser mais disciplinado com a escrita. Todos os dias que você escreve com sucesso (por 1 hora, 2 horas, qualquer que seja o período em que se sinta “importante”), coloque um grande X nesse dia. Parabéns! Você está a caminho do mundo.

Com o tempo, esses Xs começarão a se acumular e você precisará mantê-los juntos. Simultaneamente, se você passar duas semanas sem passar um X por um único dia, se sentirá culpado.

 

5. Desintoxique as distrações de sua vida pelo menos um dia por semana.

Se algo lhe distrai de seu objetivo, elimine-o. Isso vale para qualquer atividade improdutiva, seja a televisão, a internet ou o celular. Sempre procure maneiras de “desintoxicar” distrações desnecessárias de sua vida se tem um objetivo a atingir como, por exemplo, aprender sobre um assunto ou conseguir uma certificação.

Se você também tiver como objetivo ter tempo para você e sua família, desligando-se do mundo especialmente aos fins de semana, mantenha seu telefone em silêncio, não assista à TV ou verifique seu e-mail aos sábados e domingos.

 

6. Mantenha um diário atualizado e seja sempre honesto consigo mesmo.

Uma das partes difíceis de se tornar mais disciplinado é o fato de ser tão fácil esquecer por que você queria ser disciplinado em primeiro lugar. Uma ótima maneira de combater isso é registrar seu progresso em diário durante todo o processo.

 

7. Se você já é disciplinado, permita-se alguns dias que NÃO sejam disciplinados.

Na condição de humano (e não de robô), também é importante ter tempo para NÃO ser disciplinado. Parte do aprendizado da Arte da Autodisciplina é saber quando avançar e quando recuar. A dedicação ao avanço não pode ocupar 100% da sua vida a qualquer preço – reserve tempo para relaxar. E lembre-se: disciplina não é um destino, mas uma prática diária.

Fonte: Jornaldoempreendedor.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil