Notícias

Motivos para a Morte Prematura de PMEs e Startups e Dicas

Motivos para a Morte Prematura de PMEs e Startups e Dicas

29/11/2019

Cometer erros é algo frequente quando se está à frente de uma PME ou startup. Não é fácil gerir o próprio negócio, com diversos problemas para resolver, organização a fazer e contas para pagar. Dados do Sebrae e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, revelam que cerca de 30% das startups encerraram as atividades ainda em estágio inicial.

A falta de tempo para planejamento, a dificuldade de definir prioridades, a cultura de não se atrair pelas finanças, até misturando as finanças pessoais com as empresariais, e a falta de informação contribuem para a bola de neve que pode levar à falência. Confira algumas dicas para evitar a morte prematura:

 

Organização Desde o Início

No início de qualquer negócio, o empreendedor precisa se desdobrar para fazer tudo. A fase de definição de prioridades pode tomar um pouco de tempo, mas o ganho, em longo prazo, com este cuidado é enorme. Um bom planejamento estratégico permite uma visão ampliada e consistente para a tomada de decisão precisa no gerenciamento financeiro. O empreendedor pode começar organizando as informações financeiras em um sistema de gestão. Precisa, ainda, criar a cultura de olhar e criticar os números para promover constantemente os ajustes necessários ao negócio.

 

Evitando a Morte Prematura

Um ótimo passo inicial é fazer uma organização financeira para detalhar as entradas e saídas dos recursos. Além disso, a ajuda profissional através de terceiros, como consultores ou seu contador, pode ser muito útil para enxergar pontos cegos, enxugar custos e criar mais tempo para a gestão do negócio. Em tempos de crise e de mudanças extremamente repentinas, ter um planejamento financeiro bem desenhado deixa de ser uma escolha para tornar-se vital, sendo indispensável segui-lo, observando o que pode ser aprimorado e direcionando sua energia para o que gera mais lucro para a empresa.

 

Atenção ao Budget

Ter um orçamento estipulado é primordial. Estipule um budget máximo para cada setor do seu negócio de acordo com o seu fluxo de caixa. Resista à tentação de sair comprando sem antes ter certeza de que realmente terá receita suficiente ao longo dos meses para quitar.

 

Fonte: Portal Administradores

Adaptado por: PLUS Contábil

Photo by Steve Halama on Unsplash