Notícias

Minha Empresa Não Cresce. Por quê?

Minha Empresa Não Cresce. Por quê?

09/08/2019

Todo empresário busca o crescimento de seu negócio, mas nem sempre está disposto a seguir à risca alguns conselhos que permitam criar condições favoráveis para atingir esse objetivo.

Se a sua empresa não cresce, os motivos podem ser muitos, sem que a culpa seja necessariamente do mercado ou do governo. É fato que a alta carga tributária e as baixas perspectivas de crescimento do PIB impactam negativamente nos números. Todavia, cada empresário precisa fazer sua parte antes de tudo.

Você está ciente de quais erros sua empresa comete? O que é feito quando um erro é identificado? Confira alguns fatores que podem contribuir para a estagnação do seu negócio ou crescimento aquém do desejado.

 

Eu pago contas em atraso

Pagar contas em atraso com juros, mesmo que sejam de apenas poucos reais, é um erro comum, seja por falta de capital disponível no dia ou por pura falta de planejamento. Fazer um cronograma de pagamento de despesas é fundamental. O dinheiro gasto com juros e multas é completamente perdido, além de denotar falta de planejamento e certo amadorismo, características que não contribuem para a imagem da sua empresa.

 

Não faço provisões financeiras

A falta de planejamento pode resultar na falta de provisionamento financeiro, necessário para os meses nos quais as despesas são maiores, como dezembro, quando há o pagamento do décimo terceiro. Nem sempre o faturamento acompanhará o ritmo das despesas, sendo ideal reservar uma quantia todos os meses para pagar despesas futuras e evitar empréstimos.

 

Não conheço o mercado

Esse erro é o mais comum entre os empreendedores, que muitas vezes iniciam um negócio sem saber ao certo se o mercado comporta mais uma companhia nos mesmos moldes. No início, alguns trabalhos podem ser suficientes para cobrir os investimentos. Porém, com o passar do tempo, percebe-se que não há espaço para crescer, levando à estagnação. Se a demanda aumenta, a empresa estagnada não tem condições de atendê-la de forma satisfatória. Assim, resta apenas a opção de manter aquilo que já está sendo feito. Encontre alternativas em novos modelos de negócios, produtos ou oportunidades de mercado para voltar a crescer.

 

Não sei analisar os números da minha empresa

Muitas empresas são construídas por especialistas em determinadas áreas, pessoas muito boas em suas profissões, mas normalmente sem familiaridade com as áreas de finanças, tributos e administração.

 

O papel do sistema de gestão no crescimento

Usar a tecnologia a seu favor pode resolver boa parte desses problemas de uma só vez. Hoje, é praticamente impensável que uma empresa não adote nenhum sistema de gestão de pagamentos, de emissão de notas fiscais ou mesmo de registro de entrada e saída de capital. Um bom sistema de gestão organiza as finanças, gera economia de tempo e de dinheiro, além de produzir um panorama real da saúde financeira todos os dias, essencial para a tomada de decisão.

A PLUS Contábil é parceira de seus clientes e está pronta para auxiliá-los no que diz respeito a Análises, Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, evitando o pagamento de multas e juros desnecessários e obedecendo à Legislação Contábil, Fiscal e Trabalhista. Também podemos indicar para nossos clientes as melhores soluções em sistemas de gestão. Conte conosco!

 

Fonte: Jornalcontabil.com.br

Adaptado por: PLUS Contábil