Notícias

Os 10 Melhores Livros de Empreendedorismo

Os 10 Melhores Livros de Empreendedorismo

19/07/2019

Reproduzimos aqui na íntegra a matéria da redação do site E-commerce de Sucesso com ótimas dicas de leitura.

Apesar do empreendedorismo ser um tema intrinsecamente prático, muitos livros de empreendedorismo ajudam na trajetória de quem já tem ou está pensando em criar o seu próprio negócio.

E não são apenas livros técnicos. Muitas vezes, a literatura ajuda empreendedores a entender melhor sobre hábitos, comportamento do consumidor e outras questões fundamentais que podem impactar diretamente o seu faturamento ao final do mês.

Quem quer se tornar um empreendedor de sucesso precisa reservar algum tempo para a literatura. Se você está enfrentando problemas no seu negócio, saiba que muito provavelmente a mesma situação já foi encarada e resolvida por outra pessoa que pode ter escrito um livro sobre o assunto. Confira os 10 melhores livros de empreendedorismo:

1 – Dobre seus lucros (Bob Fifer)

A obra foi escrita depois de Bob Fifer ter analisado a situação de mais de 100 empresas norte-americanas. Alguns assuntos abordados na obra são produtividade, motivação e estratégia.

O livro mostra como reduzir desperdícios e como ganhar mais dinheiro ao mesmo tempo em que mantém o ânimo e o dinamismo de uma empresa.

2 – O poder do hábito (Charles Duhigg)

Apesar de não tratar exclusivamente de empreendedorismo, Charles Duhigg descreve algo que interessa muito ao empreendedor: os hábitos dos consumidores.

Você sabia que aquela sensação ardida e refrescante da pasta de dente não é necessária? Ela não ajuda em nada na eficiência do produto, foi criada exclusivamente para que as pessoas tenham uma sensação maior de limpeza bucal – e deu certo. Só depois disso os cremes dentais passaram a vender tanto!

Essa e outras curiosidades e sacadas geniais podem ser encontradas neste livro de empreendedorismo que vai mudar o seu jeito de olhar para o mercado e os clientes.

3 – De zero a um (Peter Thiel)

Quer entender mais sobre inovação? Então De Zero a Um é o livro para você.
Escrita por Peter Thiel, o fundador do Paypal, a obra aborda algumas maneiras não convencionais de se pensar em construir algo diferenciado e inovador.

O livro é referência para quem trabalha com startups e é recomendado a todos os empreendedores que estejam buscando caminhos diferentes na hora de criar estratégias para seus negócios.

4 – O investidor inteligente (Benjamin Graham)

Se você quer garantir um futuro promissor, aprender sobre educação financeira é uma ótima ideia. Partindo dessa premissa, o livro O Investidor Inteligente, escrito por Benjamin Graham, é fundamental para que você entenda mais sobre investimentos.

Com mais de um milhão de cópias vendidas, a obra é considerada um guia prático sobre como faturar na bolsa de valores.

E mais: O livro conta com prefácio de Warren Buffet, um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos.

5 – Empresas feitas para vencer – Good to Great (Jim Collins)

Esse é um dos livros de empreendedorismo preferidos de Alex Tabor, CEO do Peixe Urbano. Good to Great: empresas feitas para vencer procura destrinchar todos os segredos das empresas que deram certo. Afinal, o que elas fazem de diferente?

O livro é quase um manual sobre como fazer uma empresa abandonar o conformismo e a zona de conforto para conseguir alcançar o sucesso. É uma leitura obrigatória para quem quer se destacar no mercado.

6 – A startup enxuta (Eric Ries)

O livro A Startup Enxuta, escrito por Eric Ries, é bastante conhecido pelos empreendedores. Se você anda tendo dificuldades em relação ao orçamento apertado, esta obra pode te ajudar!

A obra é um guia para aqueles que enxergaram novas oportunidades e precisam trabalhá-las com recursos limitados.

7 – Sonho grande (Cristiane Correa)

Obra de cabeceira de muitos empreendedores do mundo todo, Sonho Grande foi escrito pela jornalista Cristiane Correa e conta a história de Jorge Paulo Lemann e seus parceiros Beto Sicupira e Marcel Telles.

Apesar de nunca ter conseguido conversar com Lemann, a jornalista traçou uma biografia bastante interessante sobre a vida do fundador da Ambev e seus dois principais parceiros de negócios.

Para quem está no mundo do empreendedorismo, a leitura de Sonho Grande pode significar um novo fôlego para enfrentar desafios e definir estratégias.

8 – Meditações (Marco Aurelio)

O que uma obra de um imperador romano faz eu uma lista de livros de empreendedorismo? Será que um empreendedor contemporâneo tem algo a aprender com um homem que viveu séculos atrás?

A resposta é: SIM! Há muito a aprender!

Veja como sua conduta pode ser aprimorada e entenda como a filosofia de Marco Aurelio ainda se mostra atual para quem quer ter um mindset de crescimento.

9 – O ponto da virada (Malcon Gladwell)

Voltando ao mundo dos negócios de hoje, O Ponto da Virada ajuda a entender fenômenos sociais de venda e popularização no consumo em massa.

Por que livros desconhecidos se tornam best-sellers? Entenda o que cria as “epidemias” e como funciona o pensamento coletivo no mercado.

10 – Crie seu mercado no mundo digital

O E-commerce brasileiro tem crescido exponencialmente. Com a crise econômica no país, é cada vez maior o número de brasileiros que aposta no comércio online para alcançar sua independência financeira. Para ajudar a realizar esse sonho, o empreendedor Bruno de Oliveira lançou seu primeiro livro, Crie Seu Mercado no Mundo Digital.

Conheça a estratégia criada pelo próprio Bruno, que já ajudou diversos negócios a alcançar a marca de R$ 100 mil de faturamento. Todo o conteúdo do livro é baseado na experiência pessoal do autor, que é referência no E-commerce e tem mais de 18 anos de experiência no varejo.

Fonte: ecommercedesucesso.com.br

Photo by Martin Adams on Unsplash